Topo

Robert De Niro apresenta documentário em homenagem ao pai em Sundance

O ator Robert De Niro - Getty Images
O ator Robert De Niro Imagem: Getty Images

Em Park City (Utah, EUA)

20/01/2014 20h04

O ator Robert De Niro apresentou no Festival de Sundance o documentário média-metragem "Remembering the Artist: Robert De Niro, Sr." (lembrando o artista: Robert De Niro pai, em tradução livre), sobre a produção artística do pai, que também se chamava Robert De Niro.

A produção  apresenta o pai do ator vencedor do Oscar de melhor ator em 1981 por "Tuoro Indomável" como um pintor expressionista abstrato surgido após a Segunda Guerra Mundial, na mesma leva de artistas que incluía Jackson Pollock. Embora tenha feito sucesso quando começou, nos anos 40 e 50, De Niro pai acabou ofuscado pela pop art, que se tornou a principal tendência artística a partir da década de 60.

O documentário de 40 minutos, exibido pela primeira vez em Sundance, vai estrear em junho na TV americana, no canal HBO. A produção foi dirigida por Geeta Gandbhir e Perri Peltz.

De acordo com De Niro, sua intenção era fazer um documentário para a própria família. "Queria fazer um documentário sobre o meu pai com imagens de arquivo; queria entrevistar pessoas que fossem próximas de nós e falar sobre ele e ter esse vídeo para a família, para meus filhos, netos", disse. "E aí a HBO resolveu transmiti-lo, o que é realmente ótimo", completou o ator.

Questionado sobre o que o pai acharia de ter um filme sobre ele, De Niro disse que ele provavelmente se sentiria desconfortável com a atenção. 

O ator lembrou também que ficou surpreso quando o pai concordou que sua arte decorasse o restaurante do filho em Nova York. "Pensei que ele não fosse querer, mas ele gostou e pendurou algumas pinturas lá ele mesmo", conta. "Então pedi a ele que fizesse o cardápio e ele fez, está lá até hoje. E continuará lá enquanto o lugar existir", completou.

O pai de De Niro morreu em 1993, aos 71 anos.