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Notícia ou marketing? Por que é tão bom escrever sobre "Star Wars"

Silke Wünsch

17/12/2015 15h01

Mesmo na Alemanha, ninguém escapa de "Star Wars". É claro que as mídias fazem o jogo do grupo Disney, responsável pelo lançamento de "O Despertar da Força", que estreou no Brasil nesta quinta-feira (17). Com nossa cobertura, também fazemos publicidade para o filme. Mas: um filme dessa série precisa realmente de propaganda?

Veja salas de cinema e horários para assistir a "Star Wars: O Despertar da Força".

Não. Porque "Star Wars" se tornou um universo em si. Desde o sucesso de Guerra nas Estrelas original, o primeiro episódio da saga espacial lançado em 1977, ficou claro: algo grande acabava de surgir. O filme foi exaltado por milhões de fãs em todo o mundo, além de elogiado pelos críticos. Ele recebeu sete Oscars, embora "apenas" nas categorias efeitos visuais, edição, som, trilha sonora, direção de arte e figurino. George Lucas revolucionava a tecnologia de efeitos especiais: nunca antes se havia visto batalhas e perseguições espaciais tão velozes.

Além disso, uma história fácil de ser compreendida em todo o mundo: uma luta entre o Bem e o Mal, travada não só com armas, mas também em nível espiritual. No mundo de "Star Wars", a religião é a "Força", uma espécie de energia que mantém o universo coeso. Existem dois lados desse poder, um mau e um bom assim como existe o yin e o yang, ou mesmo o Céu e o Inferno. Ambos precisam estar em equilíbrio mútuo, caso contrário o mundo acaba.

Essa história simples ganha seu encanto por meio de cenários cinematográficos variados, cenas de multidão e lutas, efeitos especiais, armas gigantescas e alienígenas fantásticos, que - por exemplo, quando bebem numa espelunca - se parecem muito com humanos. George Lucas criou um mundo encantador. Tão fascinante que passou a fazer parte do cotidiano de crianças e adolescentes: o "merchandising" ajudou.

Crianças do mundo todo montaram armas e naves espaciais com peças de lego. Em milhões de quartos infantis, meninos e meninas lutaram com espadas de luz caseiras, fazendo os famosos ruídos: "Uuu, pchiu, pchiu!" Em muitos lugares do planeta se fala a hilariante linguagem invertida do sábio Yoda, o Grande Mestre Jedi.

Quase todo o mundo já falou (ou pelo menos ouviu) a frase mais famosa de Darth Vader: "Eu sou o seu pai." E não é uma piada um conhecido meu colocou no filho o nome de Robin Anakin (Anakin Skywalker é o nome original de Lord Vader).

Nas quase quatro décadas desde o início da saga, os fãs cresceram com ela. Os primeiros têm agora 50 e poucos anos. Star Wars atravessa gerações. A série não perdeu o fascínio também para aqueles que já estão adultos. Nós, os "velhos", ficamos felizes de falar de igual para igual com nossos filhos quando se trata de "Star Wars". E que eles também nos entendem quando, depois de uma nota ruim no boletim escolar, dizemos: "Muito a aprender você ainda tem, pequeno Padawan".

"Star Wars" é cultura de fã vivenciada. Que também funciona bem em outros lugares, sempre que são criados mundos fantásticos, seja em "Harry Potter", "Senhor dos Anéis" ou "A Game of Thrones". Nem mesmo a agência Deutsche Welle resistiu a essa idolatria, elaborando uma página de internet em homenagem à série.

Tempo atrás, a DW prestou tributo ao universo de "Star Trek", especialmente aos klingons, lançando um site na língua desse povo guerreiro. Na época, o então diretor-geral Erik Bettermann (definitivamente um homem adulto) justificou: "O diálogo entre culturas não termina nos limites do Sistema Solar".

Então, por que se admirar que até mesmo jornalistas experientes e representantes da mídia tomem posição de ataque ao ver uma espada laser ("Uuu, pchiu, pchiu") e participem extasiados das competições de rosnados e grunhidos do Chewbacca? "Ouauououououou!" Sim, eu não abro mão do meu chaveiro com a figura do combatente peludo.

Pode-se condenar esse incrível espetáculo de "merchandising" e criticar o grupo Disney por só querer recuperar o mais rápido possível os 4 bilhões de dólares que adiantou para a produtora de George Lucas. No entanto, os bonequinhos de "Star Wars" já existiam mesmo antes da venda dos direitos da saga para a Disney, da mesma forma que as réplicas de espaçonaves e as espadas laser de plástico.

E, por fim, também não é tão ruim assim as manchetes não serem ocupadas exclusivamente pelo sangrento Estado Islâmico, mas também por um conto de fadas cinematográfico, em que o bem ainda consegue vencer o mal.

Assista ao trailer de "Star Wars: O Despertar da Força"

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