Topo

Festival de Cinema de Chicago homenageia diretoras latinas

A diretora Mariana Chenillo recebe o Ariel na categoria de melhor filme pelo filme "Cinco dias sem Nora", na Cidade do México (13/4/2010) - Efe
A diretora Mariana Chenillo recebe o Ariel na categoria de melhor filme pelo filme "Cinco dias sem Nora", na Cidade do México (13/4/2010) Imagem: Efe

24/04/2010 15h17

Chicago (EUA.), 24 abr (EFE).- A 26ª edição do Festival de Cinema de Chicago faz uma homenagem especial às cineastas latinas, e selecionou mais de 20 filmes dirigidos por elas.

Pepe Vargas, diretor do evento, quer valorizar o trabalho das mulheres que trabalham atrás das câmeras porque, segundo disse à Agência Efe, o machismo ainda está presente no mundo do cinema.

A programação inclui filmes assinados por diretoras como a chilena Tatiana Gaviola ("Teresa"), a argentina Teresa Constantini ("Felicitas"), a mexicana Mariana Chenillo ("Cinco dias sem Nora") e as espanholas Gemma Cubero e Celeste Carrasco ("Ella es el matador").

O Festival, realizado entre os 16 e 29 de abril, apresentará 120 filmes produzidos não só na América Latina, mas também na Espanha, em Portugal e nos Estados Unidos. Além das cineastas, o evento prestará outras duas homenagens aos filmes feitos nos Estados Unidos com foco na realidade latina "Made in USA" e outro dedicado à temática LGBT (Lésbica/Gay/Bissexual/Transexual).