Topo

Estúdios Origo são inaugurados em Budapeste

06/05/2010 11h48

Budapeste, 6 mai (EFE).- Os estúdios Raleigh de Hollywood e o grupo Origo Film inauguraram hoje em Budapeste os estúdios Origo, um dos complexos de cinematografia mais modernos da Europa, nos quais foram investidos 60 milhões de euros.

O complexo ocupa um terreno de 18 hectares na qual foram construídos se construíram oito estúdios com dimensões entre 1,2 mil e 4,4 mil metros quadrados. Neste local, serão filmados nos próximos anos filmes europeus e norte-americanos, explicou o presidente dos estúdios Raleigh, Michael Moore.

"Queremos fazer de Budapeste um centro de produção" disse à imprensa Moore, que dirige o maior estúdio independente dos Estados Unidos.

Os estúdios do complexo, situados nos arredores de Budapeste, "cumprem com todas as exigências mais modernas do cinema atual" e nos próximos dois anos serão filmados aqui sete filmes, anunciou, sem dar mais detalhes, Moore.

Nos diferentes espaços do complexo é possível filmar ao mesmo tempo três ou quatro longas-metragens, seja em estúdio ou ao ar livre.

O país húngaro apoiou com a soma "simbólica" de 600 mil euros o projeto, que o banco húngaro MFB financiou em 85% mediante um empréstimo.

Origo, que começará a funcionar em breve, dará trabalho a cem pessoas, mas as produções concretas gerarão "vários milhares" de empregos, assinala o relatório facilitado pela empresa.