Topo

Ministro italiano recusa convite a Cannes por polêmico documentário

08/05/2010 13h46

Roma .- O ministro de Cultura italiano, Sandro Bondi, declinou hoje ao convite recebido para participar do próximo Festival de Cannes, que será realizado de 12 a 23 de maio, pela presença na programação do documentário "Draquila, L'Itália che trema", uma crítica à classe política da Itália.

Em um breve comunicado, Bondi anuncia sua ausência no certame francês pelo "mal-estar" gerado pela participação do filme "Draquila", que ofende o povo italiano.

O documentário, dirigido pela cineasta e atriz italiana Sabina Guzzanti, aponta uma suposta relação entre os escândalos da classe política da Itália e o terremoto que em abril de 2009 sacudiu a região dos Abruzos (centro do país) e que deixou mais de 300 mortos.

Guzzanti, crítica contumaz de Silvio Berlusconi, leva a Cannes um filme que estreou ontem na Itália e que apresenta o terremoto de L'Aquila como uma oportunidade política que permitiu ao primeiro-ministro da Itália sair de um declive de popularidade.

"Para Berlusconi era um dia de m..., como tantos outros: a magistratura pisava os calcanhares, nas pesquisas estava em queda livre. Mas às 3h32 de 6 de abril, um terremoto devasta a cidade. Para "Il Cavaliere", é como se Deus lhe tivesse estendido a mão de novo", narra em off Guzzanti no trailer.

Imagens dos escombros e da dor que provocou o terremoto, que causou 1,6 mil feridos, se misturam com fragmentos de visitas de Berlusconi e do chefe de Defesa Civil, Guido Bertolaso, salpicado pelo escândalo da suposta trama de corrupção de obras públicas na cúpula do Grupo dos Oito (G8, os principais países ricos mais a Rússia) na Itália.

Segundo informa hoje o jornal "Corriere della Sera", a ministra de Turismo, Michela Vittoria Brambilla, disse ontem à noite, em um programa de televisão, que espera a ver o documentário para depois decidir se aciona à Advocacia do Estado a empreender ações legais pelo suposto dano à imagem da Itália.