Topo

Festival de Cinema de Moscou conta com dois filmes da A.Latina

02/06/2010 15h18

Moscou, 2 jun (EFE).- Os filmes do venezuelano Marcel Rasquin e da costarriquenha Hilda Hidalgo representarão o cinema latino-americano na 32ª edição do Festival Internacional de Cinema de Moscou, anunciou hoje a organização do evento.

"Hermano", de Rasquin, está entre os 15 filmes que participarão da competição oficial, enquanto "Del amor y otros demonios", de Hidalgo, uma coprodução colombiano-costarriquenho, será exibido junto a outros sete filmes na seleção paralela "Perspectivas".

A seleção de filmes finalistas compreende também filmes da Alemanha, Rússia, Turquia, República Tcheca, Canadá, Hungria, Polônia, Romênia, Áustria e França.

O cineasta francês Luc Besson presidirá o júri da seleção oficial, cujos membros serão a atriz chilena Catalina Saavedra, a russa Maria Mironova, o produtor austríaco Veit Heiduschka e o diretor lituano Sharunas Bartas.

Já o júri da seleção paralela será formado pelo diretor britânico John Irvin, como presidente, pelo russo Serguei Ovtcharov e pela atriz polonesa Karolina Gruszka.

O Festival Internacional de Cinema de Moscou, que neste ano ocorre entre os dias 17 e 26 de junho, começou em 1959. Em 2002, passou a ser anual, mas a primeira mostra de cinema estrangeiro na capital russa remonta a 1935.