Topo

Documentário sobre massacre de golfinhos no Japão estreia em julho no país

21/06/2010 11h08

Tóquio - O filme "The Cove", uma dura crítica ao massacre de golfinhos no Japão que ganhou o Oscar de melhor documentário este ano, estreará nos cinemas de seis cidades japonesas no dia 3 de julho, informou hoje sua distribuidora.

A previsão era de que o filme fosse lançado em Tóquio no dia 26 de junho, mas uma campanha de grupos que tacham o filme de antijaponês fez com que as salas de cinema o retirassem de seu programa.

O fato abriu espaço para um debate sobre o filme e a liberdade de expressão, que levou seis cinemas de Tóquio e de outras cinco cidades japonesas a decidirem exibi-lo a partir de julho.

"Queremos fazer com que as pessoas possam expressar seu acordo ou desacordo com o filme depois que o tenham visto", disse hoje Takeshi Kato, representante da distribuidora do filme, a Unplugged, citado pela agência local "Kyodo".

"The Cove", dirigido pelo americano Louie Psihoyos, aborda o sangrento massacre de golfinhos em Taiji, uma cidade litorânea de cerca de 3.500 habitantes.

O filme, parte dele gravado com câmeras escondidas, mostra como os golfinhos são sacrificados violentamente em uma enseada, onde também são capturados cetáceos vivos para serem vendidos a aquários ou parques aquáticos.

O documentário foi duramente criticado pelos pescadores de Taiji e o prefeito da cidade, Kazutaka Sangen, que considerou "lamentável" que em algumas cenas "sejam apresentados fatos como se fossem reais, sem que tenham sido estudados cientificamente".

Assim como os moradores de Taiji, os grupos que impediram até agora a exibição do documentário alegam que a caça aos golfinhos é uma tradição centenária e pedem respeito a sua cultura.

"The Cove" foi exibido em Tóquio em uma projeção especial em outubro, no Festival Internacional de Cinema da cidade.