Topo

Lula anuncia plano para construir mais salas de cinema

24/06/2010 11h42

Brasília, EUA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quarta-feira (23) um projeto para recuperar e construir mais salas de cinema em todo o país, onde apenas a quarta parte das 5.563 cidades tem algum espaço de projeção.

O plano contemplará a participação de empresas privadas e municípios na construção de salas, principalmente nas periferias.

O anúncio foi feito em Luziânia, a cerca de 60 quilômetros de Brasília, cidade escolhida para dar um caráter mais simbólico ao ato.

Luziânia foi fundada em 1867 e hoje tem pouco mais de 200 mil habitantes. Entre 1907 e 1983, funcionaram cinco salas de cinema, que desapareceram em menos de dois anos.

Em 1983, a única que ficava de pé fechou e, desde então, não houve mais cinema na cidade.

Lula lembrou que, desde pequeno, no pobre povoado do nordeste onde nasceu, caminhava com sua família durante "mais de uma hora" para chegar a uma praça na qual havia uma padaria, em cujas paredes "às vezes" algum filme era projetado.

Disse que mais tarde, quando se mudou para São Paulo, vivia em um bairro de onde também caminhava uma hora para chegar até alguma sala de cinema, pois todas estavam nas áreas mais nobres da cidade.

"Hoje, a situação continua a mesma", declarou Lula, para explicar a decisão do Governo de centrar o plano de construção de novas salas nas regiões mais subdesenvolvidas.

Segundo números oficiais apresentados no ato, o país conta hoje com 2,2 mil salas de cinema, que estão concentradas em cerca de 1,4 mil de suas 5.563 cidades.

A intenção do Governo é que, através de empresas privadas e municípios, e com créditos oficiais, nos próximos quatro anos se construam pelo menos 600 salas em algumas das cidades que carecem delas e nas áreas periféricas.