Topo

Jude Law diz ter mudado de ideia sobre cinema 3D ao trabalhar com Scorsese

Jude Law comparece a uma recepção para a imprensa dos indicados ao Tony, em maio - Getty Images
Jude Law comparece a uma recepção para a imprensa dos indicados ao Tony, em maio Imagem: Getty Images

05/07/2010 12h21

Karlovy Vary, R.Tcheca - O ator britânico Jude Law confessa que mudou de idéia sobre o cinema 3D após trabalhar em um projeto com o diretor Martin Scorsese. "Eu não era o maior admirador do 3D. Pensava que era uma armadilha", disse hoje o ator que foi a Karlovy Vary, na República Tcheca, para receber o "President's Award" do festival de cinema do balneário. Law ironizou o que considerava o motivo de sua rejeição a essa nova tecnologia. "Nunca encontrei óculos cômodos para o 3D", disse.

Scorsese começou a filmar o longa-metragem "A Invenção de Hugo Cabret", obra homônima de Brian Selznick, em 3D. O filme é protagonizado, entre outros atores, por Law, que começa o seu trabalho em setembro. Na segunda metade do ano, o ator deve começar a filmar também "Sherlock Holmes 2", de Guy Ritchie, e "Contagion", do americano Steven Soderbergh.

Law, de 38 anos, que dedicou boa parte de sua carreira a interpretar papéis de época, confessou que se sente mais à vontade em papéis ambientados nas primeiras décadas do século 20, sobretudo por causa do "vestuário". O ator, indicado ao Oscar duas vezes, lembrou, além disso, o impacto que teve em sua trajetória "O Talentoso Ripley" (1999), e que lhe permitiu, sobretudo, descobrir o diretor britânico Anthony Minghella, falecido recentemente. Mas aquele filme "foi o princípio do fim da rodagem desse tipo de filmes, com um tema complicado, frente à acentuada tendência comercial de nossos dias", apontou, após expressar seu desejo de voltar a esse gênero.

Sobre o futuro do cinema, Law apontou a "ascensão" do cinema independente em países da Europa Central e Leste, e concretamente na Sérvia. Law destacou também sua satisfação pelo "entusiasmo e a participação" do público no festival tcheco, que celebra sua edição número 45 e que termina no próximo sábado.