Topo

Festival de cinema de Sarajevo começa com forte presença latina

O filme argentino "O Segredo dos seus Olhos", de Juan José Campanella, está entre os selecionados do evento - Divulgação
O filme argentino "O Segredo dos seus Olhos", de Juan José Campanella, está entre os selecionados do evento Imagem: Divulgação

23/07/2010 12h25

SARAJEVO, BÓSNIA - Com 200 filmes de todo o mundo, muitos deles da América Latina e da Espanha, começa hoje a 15ª edição do festival de cinema de Sarajevo. O evento nasceu em 1995, durante a guerra da Bósnia, quando Sarajevo era assediada pelas forças sérvias.

O filme "Cirkus Columbia", do diretor bósnio Danis Tanovic, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2002 por "Terra de Ninguém", abre a atual edição do festival.

Dentro do programa principal serão apresentados até o dia 31 de agosto filmes como "O Escritor Fantasma", de Roman Polanski, e "Another Year", de Mike Leigh, além de "Yo, también", dos espanhóis Álvaro Pastor e Antonio Naharro, e o argentino "O Segredo dos Seus Olhos", de Juan José Campanella, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro neste ano.

Também serão exibidos os filmes mexicanos "Presunto Culpable", de Roberto Hernández e Geoffrey Smith, e "Perpetuum Mobile", de Nicolás Pereda. O espanhol "Norteado", de Rigoberto Perezcano, o colombiano "El Vuelco del Cangrejo", de Oscar Ruiz Navía, e o argentino "Por tu Culpa", de Anahi Berneri, são outros filmes da programação do festival.

Entre os convidados de honra estão o ator americano Morgan Freeman e os cineastas Gaspar Noé (Argentina) e Samuel Maoz (Israel).

O festival de cinema de Sarajevo é um dos maiores e mais visitados eventos culturais da Bósnia, que desde sua criação atraiu mais de um milhão e meio de espectadores.