Filmes e séries

"Meu cinema não é autobiográfico", diz Woody Allen

Divulgação
Naomi Watts vive um casamento instável com Josh Brolin em "Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos", de Woody Allen Imagem: Divulgação

24/08/2010 17h37

Oviedo, Espanha - Ao apresentar hoje em Oviedo, no norte da Espanha, seu mais recente filme, "Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos", Woody Allen garantiu que não faz autobiografia com seu cinema. A data de estreia no Brasil está prevista para 17 de dezembro.

"Não tem nada a ver com minha vida. Me tranco em um quarto e começo a criar", disse Allen à imprensa em Oviedo, onde filmou algumas cenas de "Vicky Cristina Barcelona" (2008).

A frustração continua sendo o ponto em comum entre todas suas criaturas cinematográficas em "Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos", estrelado por Naomi Watts, Antonio Banderas e Anthony Hopkins.

Em entrevista à Agência Efe, o cineasta faz jus a sua fama de insatisfeito e faz críticas inclusive ao seu sucesso.

"'A Rosa Púrpura do Cairo', 'Maridos e Esposas' e 'Tiros na Broadway' são melhores que 'Noivo Neurótico, Noiva Nervosa' e 'Manhattan', mas as pessoas lembram desses filmes e não estão de acordo por alguma razão", reclama.

Agora, Allen apresenta a ruptura de um casamento da terceira idade: ele (Hopkins) quer aproveitar o que resta de vida ao lado de uma explosiva prostituta, enquanto ela (Gemma Jones) se refugia no consolo de uma astróloga que lhe assegura que "conhecerá o homem de seus sonhos".

Como em "Tudo Pode Dar Certo", a diferença de idade no amor volta a estar em pauta.

"Por alguma razão, é divertido ver um velho que fica louco por uma mulher jovem, e é triste ver uma mulher mais velha com um homem jovem, mas a ideia me interessa. Há grandes filmes sobre isso, especialmente os baseados em obras de Tennessee Williams, mas eram muito dramáticos", analisou.

Também há espaço em "Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos" para mostrar a crise de meia idade da personagem de Naomi Watts, que lida com um casamento com um escritor frustrado (Josh Brolin) e fantasia com seu chefe (Antonio Banderas).

TRAILER DO FILME "VOCÊ VAI ENCONTRAR O HOMEM DOS SEUS SONHOS"


"Durante uma época, os melhores atores internacionais foram os italianos, como Sophia Loren e Marcello Mastroianni. Depois foram os franceses, os suecos... É a vez dos espanhóis e eu trabalhei com os melhores. (Javier) Bardem, Penélope Cruz e Antonio Banderas. São fáceis (de lidar) e brilhantes", disse.

Como sempre, quando Allen apresenta um filme, já está quase acabando o seguinte, que rodou em Paris e causou rebuliço por contar com Carla Bruni entre seus atores.

"Um ano é muito tempo e um filme não leva mais que alguns meses. Outros diretores como Bergman ou Buñuel faziam inclusive mais de um nesse tempo. Portanto, se tenho o dinheiro, posso seguir com este ritmo", explica.

E é exatamente o orçamento que forçou este "exílio" na Europa, mesmo quando as estrelas que reúne baixam seus cachês para trabalhar com Allen.

"Há muito atores com talento por aí e nem tantos personagens bons. Portanto, quando leem um bom roteiro não pensam no dinheiro", argumentou.

Mas, nem entre tanta gente bonita e sendo o sexo um de seus temas favoritos, Woody Allen tem vontade de subir a temperatura de seus filmes.

"Mostrar sexo é fácil, basta pôr os atores na cama. Mas não é interessante como as complicações que surgem dele. É a mesma coisa com a violência ou a morte", assegura.

 

 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
Cinebiografia a caminho
Reuters
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
Chico Barney
Roberto Sadovski
redetv
redetv
do UOL
EFE
EFE
do UOL
do UOL
Cinema
do UOL
do UOL
do UOL
Reuters
do UOL
do UOL
EFE
EFE
Colunas - Flavio Ricco
Roberto Sadovski
redetv
UOL Cinema - Imagens
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
Reuters
do UOL
EFE
do UOL
do UOL
AFP
Reuters
do UOL
Topo