Topo

"The Social Network" será ignorado pelo público, dizem os criadores do Facebook

Justin Timberlake e Jesse Eisenberg em cena do filme "The Social Network" - Divulgação
Justin Timberlake e Jesse Eisenberg em cena do filme "The Social Network" Imagem: Divulgação

24/08/2010 12h40

LOS ANGELES, EUA - O filme "The Social Network", que narra as origens de Facebook, não é o programa preferido dos criadores da rede social e acreditam que o público vai ignorá-lo nos cinemas, de acordo com o jornal "San Francisco Chronicle".

O filme, com estreia prevista para o dia 1º de outubro nos EUA e 3 de dezembro no Brasil, conta a história de Mark Zuckerberg, diretor-executivo e co-fundador do site, e é baseado no livro do jornalista Ben Mezrich, "The Acidental Billionaires". Além disso, não tem o apoio do Facebook. "O filme é ficção", disse Zuckerberg em uma das poucas ocasiões nas quais se referiu publicamente à produção, já que sua empresa evita se pronunciar.

Segundo o jornal californiano, a empresa espera que "The Social Network passe despercebido entre os cinéfilos, apesar de que os produtores esperam que se transforme em uma referência para uma geração, como aconteceu com "Wall Street" (1987).

TRAILER DO FILME "THE SOCIAL NETWORK"

Os responsáveis por "The Social Network" tentaram fazer com que Zuckerberg e seus sócios participassem do filme, mostraram-lhes o roteiro e até negociaram pequenas mudanças, segundo informou em uma reportagem recente o jornal "The New York Times". Mas para o Facebook, no entanto, isso não foi suficiente e o site exigiu maiores ajustes no texto.

"Fizemos exatamente o filme que queríamos fazer", afirmou o produtor de "The Social Network", Scott Rudin, que disse que os executivos do Facebook, Elliot Schrage e Sheryl Sandberg, "viram o filme há algum tempo e não gostaram".

O filme associa o início do Facebook a uma série de traições entre amigos e retrata Zuckerberg, agora um multimilionário de 26 anos, como uma espécie de anti-herói em busca de aceitação social. Após a criação do Facebook, Zuckerberg foi acusado de apropriar-se da ideia da rede social, uma causa que terminou com um acordo extrajudicial.