Topo

Bollywood lança primeiro filme com beijo gay

Casal em imagem do filme de Bollywood ""Dunno Y Na Jaane Kyun"" - Divulgação
Casal em imagem do filme de Bollywood ''Dunno Y Na Jaane Kyun'' Imagem: Divulgação

12/11/2010 16h35

Nova Délhi - A indústria cinematográfica de Bollywood lançou nesta sexta-feira na Índia seu primeiro filme com beijo gay, qualificado pela crítica do país como uma "tentativa" de réplica asiática ao americano "O Segredo de Brokeback Mountain".

"Dunno Y Na Jaane Kyun..." ("Não sei por que", em tradução livre) é o título do longa-metragem que lançado nesta sexta-feira (12) nas salas de cinema da Índia, o primeiro cujo tema é relação amorosa entre dois homens, segundo informou a agência "Ians".

A história de amor, filmada com um baixo orçamento e protagonizada pelos atores Kapil Sharma e Yuvraj Parashar, trata da relação de dois homossexuais no contexto dramático da família anglo-indiana de um deles.

"Convincente", "valente" e "pouco ortodoxo" são alguns dos adjetivos que a crítica do país conferiu ao primeiro filme do estreante Sanjay Sharma, embora a produção não tenha sido poupada de ataques por parte dos mais conservadores.

O lançamento do filme estava previsto para a semana passada, coincidindo com as comemorações do "Diwali", a "festa das luzes" do hinduísmo, mas grupos de extrema-direita ameaçaram os cineastas, que foram pressionados a adiarem a estreia por razões de segurança.

Embora as sequências de amor homossexual dos protagonistas - como uma na qual um deles barbeia o outro - foram tachadas pelos críticos indianos de "piegas" e "bregas", a imprensa louvou a ousadia da trama do filme, levando em conta a conservadora sociedade que o assistirá.

Este é primeiro filme que aborda o amor entre pessoas do mesmo sexo depois que o Tribunal Superior de Délhi defendeu, em 2009, que os atos homossexuais não configuram crime e que sua penalização viola os direitos fundamentais da Constituição.