Filmes e séries

Luc Besson dirigirá cinebiografia de Suu Kyi, símbolo da democracia em Mianmar

Getty Images
Michelle Yeoh participa do Festival de Veneza, em imagem de 3 de setembro de 2010 Imagem: Getty Images

08/12/2010 11h57

Bangcoc - A vida de Aung San Suu Kyi, libertada há um mês após mais de sete anos em prisão domiciliar por lutar pela democracia em Mianmar, inspirou um filme biográfico que está sendo rodado na Tailândia pelo diretor francês Luc Besson, informou a imprensa local nesta quarta-feira (8).

O papel de Suu Kyi no filme, com título que pode ser traduzido para "Em Direção à Luz" e que deve chegar à França em 2011, será interpretado pela atriz Michelle Yeoh, que participou de "007 - O Amanhã Nunca Morre" e "O Tigre e o Dragão".

As primeiras cenas estão sendo filmadas em áreas rurais da fronteira entre a Tailândia e Mianmar, onde ficam os campos de refugiados que acolhem cerca de 150 mil birmaneses, a maioria das minorias étnicas do país.

Michelle, de 48 anos e nascida na Malásia, viajou esta semana a Yangun para se reunir em diversas ocasiões com a líder do movimento democrático birmanês e explicar a Suu Kyi a história do filme.

"As duas se parecem muito", disse à rádio "Free Ásia" o porta-voz da Liga Nacional pela Democracia (LND) e advogado da Nobel da Paz, Nyan Win.

Os encontros entre Suu Kyi e a atriz, segundo o diário "Bangcoc Post", foram organizados pelo filho mais novo da ativista, Kim Aris de 33 anos, que na terça-feira deixou Yangun após permanecer duas semanas ao lado de sua mãe, que não via há uma década.

Em 1995, o cineasta John Boorman dirigiu o filme "Além de Yangun", inspirado na onda de violência e repressão após as manifestações realizadas sete anos antes pelos ativistas birmaneses para exigir a democracia.

Suu Kyi, de 65 anos e considerada um símbolo da democracia em Mianmar, viveu em cativeiro 15 dos últimos 21 anos em sua casa em Yangun.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

do UOL
Roberto Sadovski
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
AFP
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Cinema - Imagens
EFE
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Cinema
Cinema
AFP
EFE
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
do UOL
do UOL
EFE
BBC
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
UOL Jogos
AFP
AFP
AFP
DW
Topo