Topo

Meryl Streep interpreta Margaret Thatcher no cinema

Meryl Streep interpreta Margaret Thatcher em "The Iron Lady" - Divulgação
Meryl Streep interpreta Margaret Thatcher em "The Iron Lady" Imagem: Divulgação

08/02/2011 19h08

LONDRES, Inglaterra - Meryl Streep interpretará a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher em um filme biográfico sobre a Dama de Ferro que será dirigido por Phyllida Lloyd, com quem a atriz americana já trabalhou no projeto de "Mamma Mia!".

"The Iron Lady" começou a ser rodado em janeiro deste ano e a primeira imagem de Meryl caracterizada como Thatcher foi divulgada nesta terça-feira.

Em declaração, a atriz manifestou que "a perspectiva de explorar a profunda marca que esta mulher extraordinária deixou na História é um enorme desafio".

"Estou estudando o papel com tanto zelo, fervor e atenção que me lembram as características da própria Lady Thatcher. Só espero que minha energia comece a ficar que nem a dela", disse.

O filme tem roteiro de Abi Morgan de "Brick Lane" e conta com Jim Broadbent no papel de Denis Thatcher, o marido da ex-governante, e com Alexandra Roach e Harry Lloyd interpretando o casal na juventude.

Os produtores apresentaram o filme como a história de "uma mulher que rompeu as barreiras de gênero e classe para ser ouvida em um mundo dominado pelos homens."

"A história tem a ver com o poder e com o preço do poder, e é o retrato surpreendente e íntimo de uma mulher extraordinária e complexa", acrescentaram.

A produção de "The Iron Lady" foi rodeada por certa controvérsia depois que anunciaram em novembro do ano passado que foi uma das principais beneficiárias dos fundos do Conselho do Cinema do Reino Unido, um organismo que foi desmantelado pouco tempo depois pelo novo Governo de coalizão conservador-liberal democrata.

Segundo informou o jornal "The Guardian", a família está inquieta pelo conteúdo do filme, porque aparentemente inclui uma avaliação de Thatcher sobre sua carreira com certo tom de arrependimento após a morte de seu marido, e porque aborda também o processo de demência senil que sofre há anos.