"Dos Homens e dos Deuses" leva César de Melhor Filme; Polanski Melhor Diretor
Luis Miguel Pascual.
Paris, 25 fev (EFE).- "Dos Homens e dos Deuses", de Xavier Beauvais, foi escolhido nesta sexta-feira como melhor filme francês do ano na cerimônia dos César mas foi Roman Polanski que roubou a cena ao ganhar o prêmio de melhor diretor e cujo filme "O Escritor Fantasma" colecionou o maior número de estatuetas da noite.
Beauvais recebeu o prêmio mais importante da noite, que por sua vez esconde o fracasso que obteve na cerimônia de premiação, na qual ganhou apenas três das 11 indicações.
Pareceu pouco prêmio para uma produção que alcançou um grande sucesso de crítica e público na França, onde mais de 3 milhões de pessoas a assistiram nos cinemas. Além disso, chegou ao evento com o respaldo de ter conquistado o Grande Prêmio do Festival de Cannes.
Mas à medida que transcorria a cerimônia, aumentava a tensão da equipe de "Dos Homens e dos Deuses", quando se observava os César escapando, para finalmente abocanharem os prêmios de Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Fotografia e a grande glória da cerimônia, Melhor Filme.
"Antes tarde do que nunca", exclamou o veterano Michael Lonsdale após receber o prêmio da categoria Melhor Ator Coadjuvante, o primeiro da carreira de um ator que em maio completará 80 anos e que filmou ao lado das grandes estrelas do cinema francês.
Depois chegou o momento de Melhor Filme, que Beauvais recebeu das mãos de Jodie Foster, apresentadora da cerimônia.
Foi a salvação para o filme, enquanto "O Escritor Fantasma" liderou com quatro prêmios.
Do alto de seus 77 anos, Polanski foi o personagem mais presente na cerimônia, como se o cinema francês quisesse mostrar-lhe seu respaldo após o ano infestado de problemas judiciais do artista que, foi detido na Suíça a pedido dos Estados Unidos, onde a justiça quer julgá-lo por um delito de abuso sexual cometido em 1977.
O diretor franco-polonês não quis perder a oportunidade de demonstrar seu reconhecimento. Ao subir no palco para receber o prêmio de Melhor Diretor, lembrou que acabou seu filme "na prisão".
Foi seu terceiro César, o último foi conquistado em 2003 por "O Pianista", o que o consagra como um dos diretores mais premiados pelo cinema francês.
Ausente nas candidaturas de interpretação, "O Escritor Fantasma" acompanhou o prêmio de Polanski com três estatuetas técnicas, a de melhor Roteiro Adaptado, Trilha Sonora e Edição.
As contínuas referências a sua pessoa e o respeito demonstrado lhe transformaram no personagem da noite apesar do seu filme não ter sido vitorioso.
A outra vencedora da noite foi "Gainsbourg (Vie héroïque)", de Joann Sfar, que recebeu três das oito estatuetas anunciadas, como Melhor Estreia e Melhor Ator, para Eric Elmosnino.
Elmosnino superou atores consagrados como Lambert Wilson ("Dos Homens e dos Deuses"), Gérard Depardieu ("Mammuth"), Romain Duris ("Como Arrasar um Coração") e Jacques Gamblin ("Le nom des gens").
Wilson, que era anunciado como favorito, viu a estatueta escapar pela sétima vez em sua carreira.
O prêmio de interpretação feminina também foi uma surpresa. Catherine Deneuve não recebeu, como todo o mundo esperava, e foi parar nas mãos de Sara Forestier por "Le nom dês gens", que coleciona assim sua segunda estatueta para o currículo após ganhar em 2005 como Atriz Revelação.
A cerimônia também teve sotaque latino. O venezuelano Edgar Ramírez recebeu o prêmio de Melhor Ator Revelação por sua interpretação de um terrorista no filme "Carlos" de Olivier Assayas.
Em paralelo, o argentino Juan José Campanella ficou sem estatueta pela obra "O Segredo dos Seus Olhos" indicada para Melhor Filme Estrangeiro, que entregou a estatueta para a produção americana "A Rede Social", de David Fincher.
A cerimônia, que contou com várias referências aos conflitos que no mundo árabe, serviu também para entregar um César de honra a Quentin Tarantino.
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