Topo

Soderbergh anuncia aposentadoria do cinema

Steven Soderbergh na pré-estreia de "And Everything Is Going Fine", no MoMa, em Nova York (5/12/2010) - Joe Corrigan/Getty Images
Steven Soderbergh na pré-estreia de "And Everything Is Going Fine", no MoMa, em Nova York (5/12/2010) Imagem: Joe Corrigan/Getty Images

11/03/2011 13h28

O diretor americano Steven Soderbergh, vencedor de um Oscar, anunciou que abandonará o cinema assim que finalizar a filmagem de seus dois próximos projetos, que serão protagonizados, respectivamente, por Matt Damon e George Clooney.

O cineasta anunciou seus planos de aposentadoria em uma entrevista a Kurt Anderson publicada no site "Studio 360" na qual assegura que nos últimos três anos rejeitou todos os projetos que lhe ofereceram.

"Já era o momento", disse o diretor, que recebeu em 2001 um Oscar pelo filme "Traffic" e conta em sua filmografia com títulos como "Erin Brockovich" (2000) e a saga de "Onze Homens e Um Segredo" (2001, 2004 e 2007).

Steven Soderbergh (Atlanta, 1963) considera na entrevista que "quando comecei a sentir que já tinha feito uma tomada assim antes, que já tinha rodado cenas assim antes, foi quando comecei a considerar seriamente a ideia de me aposentar", explicou o cineasta.

Seus dois últimos projetos serão "Liberace", protagonizado por Matt Damon e Michael Douglas, e "Man from U.N.C.L.E.", com George Clooney; "é uma forma espetacular de encerrar a carreira", acrescentou o diretor e produtor.