Topo

Estreia da animação "Rio" reúne estrelas de Hollywood

22/03/2011 17h16

RIO DE JANEIRO - Quatro estrelas de Hollywood e cantores consagrados da música brasileira e internacional se reúnem no Rio de Janeiro para apresentar o filme de animação "Rio", dirigido por Carlos Saldanha e cuja pré-estreia mundial acontece na noite desta terça-feira na cidade.

O filme, rodado em formato 3D, narra a hilariante história de Blu, uma simpática arara-azul que viaja ao Rio de Janeiro para conhecer Jade, uma fêmea de sua espécie com quem visita, na companhia de Rafael, um gracioso tucano, os pontos turísticos da cidade.

A atriz Anne Hathaway, encarregada de dublar Jade, foi a sensação da entrevista coletiva depois de ter apresentado o Oscar no mês passado, prêmio ao qual concorreu em 2008 na categoria melhor atriz por seu trabalho em "O Casamento de Rachel".

"Sou mais parecida com o Blu do que com a Jade, porque o Blu tem um coração enorme e espero que as pessoas me vejam assim", disse a atriz americana durante a apresentação do filme.

O ator Jesse Eisenberg, que ficou popular depois de interpretar o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, em "A Rede Social", dá voz à arara Blu em sua estreia como dublador em um filme de animação. Eisenberg, indicado a melhor ator na última edição do Oscar, confessou se sentir "emocionado" por sua participação em "Rio" e acrescentou que foi necessário usar a imaginação para encarnar o personagem Blu.

Dirigido pelo diretor brasileiro Carlos Saldanha, criador da série "A Era do Gelo", "Rio" foi rodado pelos estudos 20th Century Fox e sua estreia está prevista para 8 de abril no Brasil e uma semana depois no restante do mundo. "Há dez anos tenho o filme na cabeça, mas queria representar o que sinto pelo Rio de Janeiro", explicou Saldanha na entrevista coletiva.

TRAILER DO FILME "LANTERNA VERDE"

O diretor brasileiro também disse que o espectador não terá problemas para entender o teor do filme "porque todo mundo sabe como é o carnaval do Rio de Janeiro e como são as mulheres de biquíni" que se bronzeiam na praia de Ipanema.

"Rio", além disso, conta em seu elenco com o ator americano Jamie Foxx, vencedor em 2004 do Oscar de melhor ator por sua participação em "Ray", que empresta sua voz a Luiz, um inofensivo bulldog de dentes afiados que inspira ternura.

O ator Rodrigo Santoro, outro rosto conhecido de Hollywood, também faz parte do elenco de dublagem do filme, cujo protagonista, Blu, se transformou em uma celebridade no Rio de Janeiro, onde esteve presente nos desfiles das escolas de samba e em outros atos do carnaval carioca.

A cantora Bebel Gilberto e o cantor Will.I.am, do Black Eyed Peas, são outros dois artistas que darão voz aos personagens de "Rio". Sob a direção do músico Sergio Mendes, Will.I.am também faz parte do elenco musical do filme, junto a Taio Cruz e Carlinhos Brown.

Devido a estreia mundial do filme, o Rio de Janeiro desenvolveu uma intensa campanha de marketing da figura de Blu, a quem o prefeito Eduardo Paes batizou de "novo símbolo da cidade". A promoção do filme também contou com a exibição de vários trailers na fachada do Copacabana Palace.