Topo

Festival de Cinema Peruano de Paris homenageará a região dos Andes

21/04/2011 14h20

PARIS, França - A 6ª edição do Festival de Cinema Peruano de Paris, organizado pela associação Pérou Pacha de 27 de abril a 3 de maio, homenageará a região dos Andes, declarou nesta quinta-feira à Agência Efe o responsável pelo evento.

"Queremos valorizar o cinema peruano, e, sobretudo, a população dos Andes neste ano, como o escritor José María Arguedas, que defendeu a causa indígena", afirmou a diretora do festival, Jovita Maeder.

Presidido pelo cineasta francês René Féret, a mostra homenageará o filme de Daniel e Diego Vega "Octubre", que recebeu o prêmio do júri no último festival de Cannes dentro da mostra Um Certo Olhar.

Na categoria "Ficção" participarão da competição os longas-metragens "Illary" de Nilo Pereira; "Paraíso" de Héctor Gálvez; "Tarata" de Fabrizio Aguilar; "Contracorriente" de Javier Fuentes e "Vigilia" de Augusto Tamayo.

Segundo Jovita, ao cinema peruano ainda "falta o reconhecimento e o resplendor", enquanto outros países latinos têm "uma verdadeira indústria do cinema, como Brasil, Argentina e México".

"A produção cinematográfica peruana é baixa, apenas dez filmes saem anualmente e este festival quer divulgar o cinema peruano, valorizá-lo", acrescentou.

Definido por sua diretora como "um pequeno festival familiar", a mostra é, segundo ela, "a ocasião perfeita para colocar os profissionais do cinema em contato e também convidar o público a descobrir o cinema peruano".

Jovita declarou que o cinema do Peru "é realista e a ficção sempre está baseada em fatos reais".

"Vemos as coisas que marcaram o país durante uma época. Além disso, é um cinema jovem (...) e há muitas mais possibilidades de produção do que antes", acrescentou.