Topo

"Carros 2" é a aposta da Pixar para 2011

Antonio Martín Guirado.

25/06/2011 11h29

Los Angeles (EUA), 25 jun (EFE).- "Carros 2", a aposta da Pixar para 2011, chega nesta sexta-feira às salas dos Estados Unidos em 3D pelas mãos de John Lasseter, com uma história para toda a família que mistura exóticas corridas de carros e espiões internacionais em uma aventura que percorre as ruas do Japão, da Itália, da França e da Inglaterra.

Trata-se da sequência de "Carros" (2006), que arrecadou mais de US$ 460 milhões no mundo todo e o último filme que o ator Paul Newman emprestou sua voz, no caso ao personagem de Doc Hudson na versão original. Newman, que morreu em 2008, será homenageado em uma das cenas.

Lasseter, nome indispensável na história do cinema de animação, é o diretor de longas como "Toy Story", "Toy Story 2" e "Vida de Inseto", além de produtor-executivo de "Monstros S.A.", "Os Incríveis", "Ratatouille", "Wall-E", entre outros.


"Amo o que faço e, além disso, sou apaixonado por carros", declarou Lasseter no último fim de semana à imprensa. O cineasta admitiu que é dono de pelo menos três carros: um Jaguar de 1952, um Mercedes-Benz SL55 e um Messerschmidt de 1964.

Seu pai foi um vendedor de peças em uma concessionária da Chevrolet e aí que surgiu sua paixão pelos automóveis. "É divertido dar vida eles, mas a história é o mais importante", acrescentou.

Das vozes do filme original, Owen Wilson e Larry the Cable Guy continuam por trás dos inseparáveis carros Lightning McQueen e Mater, que desta vez vai competir o primeiro Grand Prix mundial.

Wilson explicou que a gravação durou dois anos.

"O resultado está aí. John é um gênio", manifestou o ator.

Na sequência, a situação dos personagens ficará complicada, já que Mater se vê envolvido em uma trama de espionagem internacional, momento que entram em ação os personagens de Finn McMissile (Michael Caine) e Holley Shiftwell (Emily Mortimer).

"Nunca interpretei um carro antes", disse Caine em uma videoconferência concedida em Londres, onde filma "The Dark Knight Rises".

"Trata-se de uma experiência nova", acrescentou o artista britânico, de 78 anos, que comentou que aceitou participar da animação para a alegria de seus netos.

Já Emily declarou que Lasseter "põe todo seu coração e algo de si mesmo" nos personagens, e comentou que Caine "poderia ter sido um grande James Bond".

TRAILER DO FILME "CARROS 2"


Os sets de filmagem foram alocados em San Francisco, Londres e Nova York, para poder se adaptar à agenda da atriz, que trabalhou com Martin Scorsese em "Ilha do Medo".

O elenco de vozes na versão original conta com Tony Shalhoub, Cheech Marín, Joe Mantegna, Jason Isaacs, Eddie Izzard, Franco Nero e Vanessa Redgrave.

"Sempre me considerei um ator coadjuvante e ter uma oportunidade como esta em uma animação é uma bênção", disse Mantegna, conhecido por seu papel como Joey Zasa, em "O Poderoso Chefão: Parte III", embora sua voz nos EUA seja mais conhecida pelo papel de Fat Tony em "The Simpsons".

"Carros 2" é o 12º longa da Pixar e sua estreia chega no mesmo ano que o estúdio comemora seu 25º aniversário. Os 11 primeiros filmes arrecadaram US$ 6,5 bilhões na bilheteria mundial e conquistaram 26 prêmios Oscar e seis Globos de Ouro.

"Estou muito orgulhoso da Pixar, de todos seus trabalhos e de todos seus personagens", afirmou Lasseter. "O que mais me interessa são as pessoas, todas as famílias e todo o público que divertimos. Esta é a razão pela qual fazemos isto", concluiu.