Topo

Cineasta brasileiro Nelson Pereira dos Santos diz que setor do país fará sucesso se seguir democrático

O cineasta Nelson Pereira dos Santos comparece ao Festival de Roma (24/10/2008) - Getty Images
O cineasta Nelson Pereira dos Santos comparece ao Festival de Roma (24/10/2008) Imagem: Getty Images

30/06/2011 14h37

SALAMANCA, Espanha - O diretor brasileiro Nelson Pereira dos Santos ("Brasília 18%") disse nesta quinta-feira em Salamanca, na Espanha, que o cinema de seu país irá fazer sucesso, sempre que for "mantida a democracia" e se "permanecer a boa situação econômica".

O cineasta, que pronunciou a conferência do "I Congresso Internacional História, Literatura e Arte no Cinema em Espanhol e Português", explicou à Agência Efe que o cinema de seu país atravessa um momento "muito importante".

Segundo ele, esta situação deve-se a "recuperação da produção", prova disso é que, na atualidade, "são feitos cerca de 600 filmes por ano e existe uma variação temática e regional".

"Antes só era produzido em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas agora a produção está bem distribuída" e deu como exemplo os trabalhos feitos no nordeste e no centro do país. Atualmente, o Governo "está intervindo no cinema mediante a concessão de ajudas econômicas" e disse que "se permanecer a democracia e a boa economia" o setor "fará sucesso".