Topo

Filmes latino-americanos estreiam no 68º Festival de Cinema de Veneza

27/07/2011 14h00

ROMA, Itália - Seis produções da Argentina, Brasil, Espanha, México e Chile fazem parte da programação da sessão "Horizontes" do 68º Festival Internacional de Cinema de Veneza, que será realizado de 31 de agosto a 10 de setembro.

A organização do evento cinematográfico italiano informou nesta quarta-feira em comunicado que quatro desses seis títulos fazem parte da oferta de longas-metragens e os dois restantes de médias e curtas-metragens desta seção paralela da Mostra, que concede seus próprios prêmios.

Nessa lista de longas-metragens figura o filme "Nocturnos", uma produção integralmente argentina de 63 minutos de duração dirigida por Edgardo Cozarinsky e protagonizada por Esteban Lamothe, Marta Lubos, Leticia Mazur e Luis Ortega.

Outra atração é a co-produção do Brasil, Espanha e Alemanha "Girimunho (Swirl)", estreia de 90 minutos de Helvécio Marins Jr. e Clarissa Campolina e protagonizada por Maria Sebastiana, Martins Álvaro, Maria da Conceição e Gomes de Moura.

A seção paralela conta também com o documentário mexicano-tailandês de 149 minutos "Lung Neaw Visits his Neighbours", estreia de Rirkrit Tiravanija.

A presença latino-americana nos longas-metragens da seção "Horizontes" se completa com o filme de 93 minutos "Verano", produção chilena dirigida por José Luis Torres Leiva e protagonizada por Julieta Figueroa, Francisco Ossa, Rosario Blefari e Ignacio Agüero.

Já dentro das médias e curtas-metragens, o cineasta argentino Mauro Andrizzi repete este ano a experiência no Festival de Veneza, no qual na passada edição apresentou também dentro da seção "Horizontes" seu filme "Em El Futuro", que recebeu o prêmio de Melhor Filme de Temática Homossexual oferecido por uma associação cultural à parte do júri oficial.

Andrizzi participará este ano da "Mostra" com o filme "Accidentes gloriosos", coprodução de 58 minutos da Suécia, Dinamarca e Argentina dirigida também por Marcus Lindeen e protagonizada por Cristina Banegas e Lorena Damonte.

O júri da seção "Horizontes", composto por cinco membros, será presidido neste ano pelo cineasta tailandês Apichatpong Weerasethakul, ganhador da Palma de Ouro do Festival de Cannes em 2010 por seu filme "Tio Boonmee, que Pode Recordar Suas Vidas Passadas".

A organização do Festival de Veneza apresentará a lista de produções que participarão da seção oficial do concurso na quinta-feira, enquanto o filme de abertura já foi anunciado: "The Ides of March", escrita e dirigida pelo ator americano George Clooney.