Diretor de cinema chileno Raúl Ruiz morre aos 70 anos em Paris
Paris, 19 ago (EFE).- O cineasta chileno Raúl Ruiz morreu nesta manhã em Paris, aos 70 anos, em consequência de uma infecção pulmonar, informou à Agência Efe seu produtor, François Margolin.
Ruiz, cineasta e teórico do cinema radicado na França, país em que buscou exilou após o golpe militar de 1973, conquistou reconhecimento internacional no início dos anos 80 com filmes como "As três coroas do marinheiro" (1983) e "A ilha do tesouro" (1985).
O filme "Mistérios de Lisboa" valeu a ele prêmio Concha de Prata de melhor diretor em 2010 do Festival de Cinema de San Sebastián (na Espanha). Por último, ele estava trabalhando na montagem do longa-metragem "La noche de enfrente" rodado no Chile em abril.
O sepultamento do diretor, que nasceu em 25 de julho de 1941 e deixa uma carreira que supera as 150 obras, será no Chile. Na próxima terça-feira será realizada em Paris uma cerimônia em sua homenagem.
Ruiz desenvolveu na França e em Portugal grande parte de sua carreira, e segundo Margolin, "nem ele mesmo sabia quantos filmes havia feito".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.