Topo

Hungria será representada por "O Cavalo de Turim" no Oscar de 2012

Cena do filme "The Turin Horse", apresentado pelo diretor  Béla Tarr  no Festival de Berlim 2011 - Divulgação
Cena do filme "The Turin Horse", apresentado pelo diretor Béla Tarr no Festival de Berlim 2011 Imagem: Divulgação

01/09/2011 08h26

Budapeste, 1 set (EFE).- O último filme de Béla Tarr, "O Cavalo de Turim" concorre ao Oscar de 2012 como melhor longa-metragem em língua estrangeira, informou nesta quinta-feira a União de Cinema da Hungria (Magyar Filmunió).

O oitavo filme de Tarr fez grande sucesso no festival de cinema de Berlim, já que ganhou o prêmio da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci) e o Urso de Prata, Prêmio Especial do Júri, lembrou Filmunió em comunicado em que anuncia a candidatura do filme húngaro.

Considerado como um complexo longa-metragem, a nova obra do diretor húngaro narra em preto e branco e quase sem diálogos a monótona vida de um pai e filha em um sítio.

Tarr, catalogado pelos críticos como um dos diretores mais originais do cinema europeu, anunciou depois do Festival de Berlim que "O Cavalo de Turim" seria seu último filme.

"Poderia continuar, mas não é meu objetivo. Estou colocando um ponto final na minha carreira, independentemente do prêmio", afirmou.

Nos últimos meses, Tarr recebeu prêmios por sua carreira nos festivais de cinema de Istambul, Dubrovnik, Jerusalém, Novi Sad (Sérvia) e Erevan (Armênia).

A lista dos candidatos a melhor filme em língua estrangeira será divulgada em 24 de janeiro de 2012 e a entrega dos prêmios Oscar acontecerá em 26 de fevereiro, em Los Angeles (EUA).