Topo

Martin Scorsese exibe documentário e reafirma admiração por George Harrison

Martin Scorsese é visto no Festival de Cannes, na França, em imagem de maio de 2010 - Getty Images
Martin Scorsese é visto no Festival de Cannes, na França, em imagem de maio de 2010 Imagem: Getty Images

03/10/2011 19h38

LONDRES, Inglaterra - O cineasta Martin Scorsese afirmou nesta segunda-feira que produziu o documentário sobre George Harrison por se sentir atraído por "suas letras", segundo declarações divulgadas pela rede de televisão "BBC", que mostra o diretor confirmando que "durante anos, a música de Harrison parecia tratar sobre temas que os conectavam".

A admiração de Scorsese pelo ex-beatle resultou na gravação do documentário "George Harrison: Living In The Material World", que aborda de maneira precisa toda vida do lendário guitarrista. Em uma comentada pré-estreia no último domingo, o filme foi apresentado na capital britânica.

A sessão contou com ninguém menos que os músicos Paul McCartney e Ringo Starr, assim como as viúvas de John Lennon e George Harrison, Yoko Ono e Olivia Harrison, respectivamente, além de George Martin, ex-produtor do grupo. McCartney se referiu ao companheiro - que morreu em 2001, vitima de câncer no pulmão -, como "um grande homem" e um "cara legal".

Scorsese, ganhador do Oscar por "Os Infiltrados", disse à "BBC" que costumava encontrar "amparo, esperança e uma experiência especial" quando escutava as letras de Harrison. Para o diretor, o amor que Harrison sentia pela Índia transformou a cultura ocidental: "George foi quem nos abriu a mente neste aspecto".

O documentário "George Harrison: Living In The Material World", de 3h30 de duração, se divide em duas partes: uma focando seus anos de fama e outra para relatar sua fase posterior aos Beatles. Conforme o cineasta, a colaboração de Olivia, viúva de Harrison, foi fundamental para a realização do filme, já que ela permitiu o acesso do diretor aos arquivos fotográficos familiares e aos objetos pessoais do artista.

A pré-estreia na capital britânica também contou com outros nomes conhecidos, como o guitarrista Noel Gallgher (ex-Oasis), o ator Ben Kingsley, o Ronnie Wood (Rolling Stone) e a ex-esposa de Harrison, Pattie Boyd.