Topo

Filme iraniano e diretor argentino se consagram no Amazonas Film Festival

Asghar Farhadi, diretor do iraniano ""Nader and Simin, A Separation"", segura o Urso de Ouro (19/02/2011) - Reuters
Asghar Farhadi, diretor do iraniano ''Nader and Simin, A Separation'', segura o Urso de Ouro (19/02/2011) Imagem: Reuters

10/11/2011 07h40

Manaus, 9 nov (EFE).- O filme "A Separation" do iraniano Asghar Farhadi levou nesta quarta-feira os prêmios de Melhor Filme e Melhor Roteiro da oitava edição do Amazonas Film Festival.

A produção iraniana, que aborda os conflitos éticos, morais e religiosos de uma família que enfrenta uma separação, uma acusação judicial e precisa cuidar de um pai doente, convenceu o júri do festival, que começou na quinta-feira passada em Manaus.

O prêmio de Melhor Diretor foi para o argentino Santiago Mitre por seu primeiro filme, "El Estudiante", uma história ambientada na Universidade de Buenos Aires.

Já o prêmio de Melhor Atriz foi para Camila Pitanga por sua atuação no filme "Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios", de Renato Ciasca e Beto Brant. Seu companheiro de elenco, Zé Carlos Machado, foi eleito Melhor Ator.

"La Source dês Femmes", dirigida pelo romeno Radu Mihaileanu, levou o prêmio de Melhor Fotografia e também foi escolhido o preferido do público. A menção especial do júri foi para o documentário brasileiro "Os Últimos Cangaceiros".

Em cerimônia ao ar livre na bela praça onde está o imponente Teatro Amazonas, centenas de pessoas presenciaram a entrega dos prêmios e ovacionaram os famosos que passaram pelo tapete vermelho.

O Amazonas Film Festival exibiu 180 filmes, 33 deles na mostra competitiva internacional.