Topo

Alexander Payne volta ao cinema com filme protagonizado por George Clooney

George Clooney dá risada de pergunta de jornalista em coletiva do filme "The Descendants" em Toronto (10/9/2011) - AP Photo/Evan Agostini
George Clooney dá risada de pergunta de jornalista em coletiva do filme "The Descendants" em Toronto (10/9/2011) Imagem: AP Photo/Evan Agostini

14/11/2011 07h41

Washington, 14 nov - O diretor americano Alexander Payne, ganhador do Oscar de melhor roteiro adaptado em 2004, com "Sideways - Entre Umas e Outras", escolheu ninguém menos que George Clooney para protagonizar "The Descendants", filme que marca seu esperado retorno ao cinema depois de sete anos de pausa.

"Estava desesperado para dirigir um filme e ansioso para começar a rodar algo", reconheceu Payne em entrevista publicada neste domingo pelo jornal "Los Angeles Times".

"The Descendants", que estreará nos Estados Unidos na próxima quarta-feira (16), conta a história de um homem de negócios (Clooney) que busca resgatar os laços afetivos com suas filhas em uma viagem em carro pelo Havaí, depois que sua mulher sofre um grave acidente.

Para o diretor, trata-se de uma história sobre "amar quando não se quer, quando é muito difícil". Já para Clooney, seu personagem encontra "o amor na aceitação de seus próprios erros".

"É um filme sobre crescimento e maturidade, embora a pessoa que amadurece neste caso é um homem de 50 anos", afirmou Clooney ao "Los Angeles Times". O ator interpreta seu primeiro papel de pai desde 1996, quando arrancou muitos elogios da crítica com "Um Dia Especial".

Ao contrário de "Sideways - Entre Umas e Outras" e seus outros três filmes - entre eles "As Confissões de Schmidt" (2002), com Jack Nicholson -, Payne não participou da adaptação do roteiro, já que a princípio ele se limitaria apenas à produção. Anteriormente, a direção era para ser de Stephen Frears ou Jason Reitman.

Payne, que estava envolvido no desenvolvimento da comédia "Downsizing", se viu livre quando o projeto foi cancelado por problemas de orçamentos e dificuldades nos efeitos especiais. Assim, o cineasta logo se ofereceu para assumir a direção de "The Descendants".

Durante os sete anos em que esteve longe dos cinemas, o diretor viajou, dirigiu o episódio piloto da série de televisão "Hung" e um fragmento do filme "Paris, Te Amo", além de ter se divorciado da atriz Sandra Oh.

Antes mesmo de lançar seu novo filme, Payne já se dedica a outro projeto: "Nebraska", um 'road movie' que explora a história de um pai que parte na busca do filho para poder resgatar um prêmio de loteria.