Topo

Antonio Banderas e Salma Hayek recebem Prêmio Luis Buñuel de cinema

Antonio Banderas e Salma Hayek posam para foto em frente à escultura promocional de "O Gato de Botas" (11/05/2011) - Getty Images
Antonio Banderas e Salma Hayek posam para foto em frente à escultura promocional de "O Gato de Botas" (11/05/2011) Imagem: Getty Images

17/11/2011 08h41

México, 16 nov (EFE).- O espanhol Antonio Banderas e a mexicana Salma Hayek receberam o Prêmio Luis Buñuel por serem "excelentes embaixadores" da irmandade entre México e Espanha, disse nesta quarta-feira à Agência Efe o diretor do festival "Es.Cine", Enrique Rubio.

Esta é a quarta edição do prêmio que faz parte do festival de cinema espanhol e ibero-americano que começará no próximo dia 24 de novembro na capital mexicana.

O prêmio foi entregue na terça-feira, aproveitando que ambos atores estavam na Cidade do México para apresentar o filme "O Gato de Botas".

A premiação "procura simbolizar, através do nome de Buñuel, alguém que passou sua vida entre México e Espanha", contou Rubio, ressaltando que "não poderia haver melhores embaixadores que Banderas e Hayek".

"Antonio me dizia ontem que parte de sua carreira se a deve ao México e que estava muito comovido por receber um prêmio com o nome de alguém com a personalidade de Buñuel", lembrou.

"Salma é o rosto mais reconhecido do México e ela levou nosso país para cada canto do mundo", acrescentou Rubio.

"Eu gosto muito do cinema mexicano. Meus filmes, ou grande parte deles, foram feitos no México, e agradeço muito ao público mexicano", comentou Banderas.

Nas edições anteriores foram premiadas as duplas Silvia Pinal e Carlos Saura, Maribel Verdú e Daniel Giménez Cacho, e Julio Médem e Pedro Armendáriz.