Topo

Banderas se diz satisfeito com "A Toda Prova", projeto com o diretor Soderbergh que estreia sexta (20) nos EUA

Cartaz de "Haywire", de Steven Soderbergh, é divulgado (1º/12/2011) - Divulgação
Cartaz de "Haywire", de Steven Soderbergh, é divulgado (1º/12/2011) Imagem: Divulgação

Fernando Mexía

Los Angeles

18/01/2012 17h38

Com uma barba espessa no rosto, o ator espanhol Antonio Banderas rouba a cena no filme "Haywire", novo suspense do diretor Steven Soderbergh, que estreia nos Estados Unidos nesta sexta (20), o qual conta com um elenco diferenciado para lavar os trapos sujos do sinistro mundo dos matadores de aluguel.

O novo filme de Soderbergh serve de carta de apresentação cinematográfica para sua protagonista, Gina Carano, que, após fazer carreira como lutadora de MMA, começa a soltar seus golpes também nas tolonas.

Gina é acompanhada por ninguém menos que Ewan McGregor, Michael Fassbender, Channing Tatum, Michael Douglas e, por fim, Banderas, um dos poucos que se livrou dos golpes da pugilista nas inúmeras brigas que o longa-metragem exalta.

"Prefiro que seja assim", disse Banderas à Agência Efe. "Acho que é um filme elegante que tem um ar setentista maravilhoso e que me agrada muito. Inclusive, o filme conta com uma trilha sonora muito natural, com ventos e efeitos", afirmou Banderas.

"Haywire", que começa e termina com a palavra "merda", acompanha os passos da destemida Mallory (Gina Carano), uma agente de operações especiais que passa de matadora à vítima em uma complexa trama, a qual inclui Banderas e a cidade de Barcelona como cenário.

"Meu personagem está muito na sombra, aparece e desaparece como o Guadiana (um Rio da Espanha) e não se sabe realmente qual é o peso que tem na própria história. Mas, no final, ele recebe um pagamento interessante. Eu estou bastante contente", declarou Banderas, que se diz satisfeito de estar em um projeto de Soderbergh após "20 anos" de conversas.

"Trabalhando com Soderbergh ("Onze Homens e Um Segredo", "Traffic: Ninguém Sai Limpo") tinha a sensação que estava com um músico de jazz, um tipo que parece seguir uma partitura. Trata-se de um patrão capaz de improvisar com uma tremenda segurança", declarou Banderas.

Aliás, este foi precisamente o caso da barba que modificou o visual do ator espanhol no filme, um "look" que não estava previsto.

"Na realidade, foi um acidente", apontou o intérprete, que deixou sua barba crescer para seu personagem na peça "Zorba, O Grego", apresentada na Broadway antes das filmagens de "Haywire".

"Não gosto de barbas postiças, mas fui deixando contra da opinião da minha mulher. Estava em Nova York e fui comer com Soderbergh. Logo após, ele disse que a barba estava muito boa para o filme, mas a ideia era eu tirá-la no dia seguinte...", esclareceu.

No entanto, o ator teve que usar barba postiça para concluir as filmagens que foram acrescentadas de última hora pelo diretor, já que Banderas tinha se barbeado para rodar "A Pele Que Habito", de Pedro Almodóvar.

"Haywire" estreia nos cinemas dos Estados Unidos na próxima sexta-feira (20). Apesar de estrear um filme no começo do ano, Banderas espera que em 2012 tenha mais tempo para a família.

"Me sinto um pouquinho culpado em relação aos familiares. Nos dois últimos anos, eu trabalhei muito fora e fui a fazer um filme ('Black Gold') na Tunísia. Depois teve as promoções do 'Gato de Botas'", comentou.

Mas, Banderas terá que conciliar sua agenda com a de sua esposa, Melanie Griffith, que deverá reaparecer em Hollywood em 2012 depois de ter superado seus problemas relacionados com a dependência química.

"Estou encantado de ver a minha mulher frente à câmara. Se encontra em um estado magnífico depois de ter superado os problemas que tivemos e que são conhecidos. Ela está disposta a reiniciar sua carreira e, para mim, isso parece maravilhoso", manifestou o ator.

Griffith é a protagonista de "This American Housewife", série produzida pela Fox Televisão para o canal "Lifetime", na qual Banderas tem um pequeno papel. Em 2012, o ator também deverá aparecer com "Yellow", filme que gravou com Nick Cassavetes.

"No dia 24, seguirei para Nova Orleans para iniciar outro projeto cinematográfico ('The Grief Tourist')", confirmou o espanhol, que tem ainda estreará a comédia "He Loves Me", dos mesmos produtores de "Pequena Miss Sunshine", e deverá buscar financiamento para lançar retomar sua carreira como diretor.