Topo

Galãs duelam pelo Oscar de melhor ator

Os atores Jean Dujardin, George Clooney, Brad Pitt, Gary Oldman e Demian Bichir - Montagem/UOL
Os atores Jean Dujardin, George Clooney, Brad Pitt, Gary Oldman e Demian Bichir Imagem: Montagem/UOL

Fernando Mexía

Da EFE, em Los Angeles (EUA)

23/02/2012 21h21

O Oscar de Melhor Ator na 84ª edição dos prêmios da Academia parece estar entre dois galãs do cinema atual: George Clooney ("Os Descendentes") e Jean Dujardin ("O Artista").

Também concorrem à estatueta Brad Pitt ("O Homem Que Mudou o Jogo"), o mexicano Demián Bichir ("A Better Life") e Gary Oldman ("O Espião que Sabia Demais").

GEORGE CLOONEY: O sorriso do vencedor

Ator de sorriso fácil, George Clooney construiu uma bem-sucedida carreira com personagens que, de uma forma ou de outra, representam a imagem do sucesso. Seus protagonistas costumam ter corte de cabelo impecável, rosto barbeado e trajes elegantes.

Curiosamente, o único Oscar conseguido até agora por Clooney, de 50 anos, foi ao interpretar um homem comum, fora do peso e barbudo em "Syriana - A Indústria do Petróleo" (2005).

"Os Descendentes" é mais um desses filmes em que o ator se afasta de seu estereótipo e deixa o smoking no armário. De camisa havaiana, shorts e sandálias, ele vive um pai de família que descobre que sua esposa era infiel quando ela entra em coma.

Seria a primeira estatueta como ator principal para Clooney, que também concorre nesta edição na categoria de roteiro adaptado em "Tudo pelo Poder", filme que também dirigiu.

JEAN DUJARDIN: Um Oscar para a França

Apesar de seus grandes artistas, o cinema francês nunca conseguiu até agora um Oscar de melhor ator, feito alcançado apenas entre as mulheres, com Marion Cotillard.

Desconhecido em Hollywood até protagonizar "O Artista", filme candidato a dez categorias, Jean Dujardin entra na disputa de igual para igual com George Clooney pelo prêmio.

Entretanto, as chances do ator se turvaram após a polêmica originada recentemente pelo cartaz de seu próximo filme, "Les Infidèles" ("Os Infiéis", em tradução livre), acusado de menosprezar as mulheres por mostrar o ator segurando as pernas de uma jovem enquanto se lê "Vou entrar em reunião".

Discussões à parte, Dujardin, de 39 anos, ressuscitou o sedutor sotaque francês que os americanos tanto gostam.

BRAD PITT: O ator por trás do rosto bonito

Dizem os críticos de Hollywood que Brad Pitt demonstrou ser como um bom vinho, que melhora com o passar dos anos. Tendo em vista seus dois últimos trabalhos, eles estão certos. Aos 48 anos, o ator já não é aquele menino que deslumbrou o mundo em "Lendas da Paixão" (1994) e, apesar das rugas, mantém sem problemas o status de galã do cinema, ao mesmo tempo que sabe tirar proveito de sua longa experiência cinematográfica.

Em "O Homem Que Mudou o Jogo", Pitt vive um personagem discreto, cuja única característica é seu gosto por mascar tabaco enquanto quebra a cabeça para transformar um time de beisebol de perdedores em campeões.

No entanto, o mérito do ator - o único entre os candidatos na categoria que foi protagonista em mais de um dos nove indicados a Melhor Filme (também atuou em "A Árvore da Vida") - não parece que será recompensado com a estatueta desta vez, algo que conseguirá se seguir por esse caminho.

DEMIÁN BICHIR: A indicação é o prêmio

Com um filme independente sobre o drama da imigração ilegal que mostra o lado menos glamouroso da cidade de Los Angeles, Demián Bichir, de 48 anos, pode considerar sua indicação ao prêmio de melhor ator em "A Better Life" como um prêmio.

Graças a uma soberba interpretação, o ator conseguiu abrir caminho entre os grandes nomes do cinema, deixando para trás estrelas como Leonardo Di Caprio ("J. Edgar").

Se ganhar, Bichir será o primeiro mexicano a receber o Oscar de melhor ator e o segundo após o célebre Anthony Quinn, que levou o prêmio de melhor ator coadjuvante duas vezes em "Sede de Viver" (1956) e "Viva Zapata!" (1952).

GARY OLDMAN: A participação britânica

A influência das criações e dos artistas do Reino Unido em Hollywood vêm crescendo ao longo dos anos, tanto é que, na última década, seis britânicos estiveram entre os indicados ao Oscar de melhor ator - Daniel Day-Lewis e Colin Firth (duas vezes cada), Ben Kingsley, Michael Caine, Jude Law e Tom Wilkinson.

Aos 53 anos, Gary Oldman recebe sua primeira indicação após uma extensa carreira, graças a seu cerebral papel no filme de espionagem "O Espião Que Sabia Demais".

Em 2012, o ator retomará um de seus papéis mais conhecidos, o do comissário Gordon, em "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge".