Topo

Inspirado em Gordon Gekko, Michael Douglas alerta público sobre fraudes financeiras em campanha para o FBI

Michael Douglas participa de campanha para o FBI - Reprodução
Michael Douglas participa de campanha para o FBI Imagem: Reprodução

Washington

27/02/2012 21h06

Para alertar sobre fraudes financeiras, o ator americano Michael Douglas critica numa nova campanha do FBI lançada nesta segunda-feira (27) a falta de escrúpulos de investidores como Gordon Gekko, personagem que interpretou em "Wall Street".

O veterano ator recorre a uma cena do filme na qual seu personagem diz a célebre frase, "a ganância é boa", para denunciar que executivos agressivos como o personagem fictício de Gekko, que enganam e fazem investidores inocentes perderem suas economias, existem na vida real.

Douglas recomenda que as pessoas compareçam ao FBI para dar pistas e denunciar fraudes financeiras ou o uso de informações privilegiadas, como ocorre em "Wall Street", filme de 1987 dirigido por Oliver Stone.

A interpretação de um agente da bolsa de Nova York que tem como único princípio acumular dinheiro deu a Douglas o Oscar de Melhor Ator, muitos anos antes das práticas sobre hipotecas-lixo (subprime) de algumas firmas de Wall Street levarem à crise financeira de 2008. Assista o vídeo abaixo: