Topo

Abertura de Festival de Cinema de Guadalajara tem presenças de Mike Leigh e Andy García

O cineasta britânico Mike Leigh recebe homenagem por sua carreira na abertura do Festival de Cinema de Guadalajara (3/3/12) - AFP
O cineasta britânico Mike Leigh recebe homenagem por sua carreira na abertura do Festival de Cinema de Guadalajara (3/3/12) Imagem: AFP

04/03/2012 11h24

A XXVII edição do Festival Internacional de Cinema de Guadalajara (FICG), que a partir de hoje e até o dia 10 de março acontece no México, tem o Reino Unido como protagonista e conta com a presença mais destacada do cineasta Mike Leigh.

O evento deste ano conta com 32 filmes de cineastas britânicos, entre eles nove de Leigh, quem irá à capital de Jalisco e posteriormente dará uma conferência na cátedra Ingmar Bergman na Cidade do México.

Dos filmes britânicos que serão projetados muitos são de jovens diretores contemporâneos britânicos, mas a maior parte leva o selo de um Leigh que é considerado um grão-mestre do melodrama.

  • EFE

    Andy Gacría diz que vai dirigir filme sobre Ernest Hemingway (3/3/12)


Neste sábado a presença de maior destaque em Guadalajara foi a do cineasta Andy García, que anunciou que já terminou o roteiro de um filme sobre a vida de Ernest Hemingway (1899-1961) que ele mesmo dirigirá e também atuará.

"Sempre fui muito apaixonado pela pesca e o livro 'O Velho e o Mar' (1952), e sabia que tinha que fazer este roteiro", declarou o ator durante uma conversa com jovens cineastas, horas antes de uma homenagem que receberá na inauguração formal do Festival Internacional de Cinema de Gualalajara.

Em entrevista à Agência Efe, o diretor do FICG, Ivan Trujillo, destacou como outro ponto forte este ano o reforço que o Festival de Guadalajara está sendo como espaço de encontro para produtores e distribuidores ibero-americanos.

"Temos um dos mercados de filmes mais importantes da América Latina, com a participação de 450 profissionais da indústria ibero-americana, consolidando o festival como um espaço para os negócios", declarou Trujillo.

Ao longo dos nove dias que o evento durará passarão pelo festival 200 convidados e serão projetados 150 filmes em seções como Enfoque Equador, Europa Novas Tendências, Joias Internacionais, entre outras.

Um total de 117 longas e curtas-metragens competirá na seção oficial nas sete categorias, entre as quais destacam as de melhor trabalho de ficção, documentário e trabalho de animação ibero-americano e mexicano, cujos ganhadores serão anunciados no último dia do festival e que levarão os Mayahueles de prata.