Festival de Cinema Ambiental de Washington exibirá "Lixo Extraordinário"
Washington, 13 mar (EFE).- A 20ª edição do Festival de Cinema Ambiental de Washington começou nesta terça-feira e nas próximas duas semanas serão exibidos 17 documentários da América Latina e da Espanha, entre eles o filme "Lixo Extraordinário", além de outras cinco produções internacionais que abordam a realidade hispano-americana.
"O cinema latino ainda não dá a atenção devida ao meio ambiente e segue fazendo muitos documentários com temas sociais, mas isso está mudando e o número de produções com essa abordagem está crescendo", afirmou à Agência Efe Maribel Guevara, programadora da mostra latino-americano do Festival.
Por isso, o evento programou a exibição de 17 filmes produzidos no Brasil, Espanha, Argentina, Uruguai, Colômbia, Equador, Costa Rica, México, Belize e Guiana Francesa.
O Festival aproveitará a recente nomeação da britânica Lucy Walker ao Oscar de Melhor Documentário para realizar uma retrospectiva sobre a diretora, que inclui a projeção do filme "Lixo Extraordinário", sobre o aterro sanitário de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Além de Lucy, dirigiram o documentário os brasileiros João Jardim e Karen Harley
Maribel considerou que o Festival de Cinema Ambiental de Washington se transformou nestes 20 anos numa referência mundial sobre documentários que tenham o meio ambiente como tema.
"É uma cidade na qual temos uma grande facilidade para contar com especialistas ambientais de organizações internacionais, e isso nos permite depois das exibições refletirmos com eles", afirmou Lucy.
A curadora acrescentou que o fato permitiu o festival crescer e não só entreter, mas também educar. O Festival de Cinema Ambiental irá até o dia 25 de março. Serão exibidos ao todo 180 produções audiovisuais sobre o meio ambiente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.