Topo

"Capitães de Areia" ganha destaque no Festival de cinema latino de Chicago

"Capitães da Areia" conta a história de garotos de rua - Divulgação
"Capitães da Areia" conta a história de garotos de rua Imagem: Divulgação

Chiago

26/03/2012 17h46

Em sua 28º edição, o Festival de cinema latino de Chicago, que será realizado entre os dias 13 e 26 de abril, destacará a apresentação do filme brasileiro "Capitães de Areia", uma adaptação do famoso romance escrito por Jorge Amado.

O filme, que conta com direção de Guy Gonçalves e Cecília Amado - a neta do escritor baiano -, será exibido na noite dedicada ao cinema brasileiro, no dia 18 de abril. Na ocasião, a apresentação do filme contará com a presença da própria Cecília Amado, que acompanhará de perto o filme que marca sua estreia como diretora.

O festival, organizado pelo Centro Cultural Internacional Latino de Chicago, apresentará mais de 140 longas e curtas-metragens provenientes da América Latina, Espanha, Portugal e Estados Unidos.

"Este ano apresentaremos uma grande diversidade de temas e gêneros da cinematografia produzida pela diáspora latina", disse o diretor festival, o colombiano Pepe Vargas.

Já o Prêmio Gloria, criado em 1999 como uma forma de reconhecer as contribuições dos indivíduos e instituições que trabalham com artes e cultura latina, ficará nas mãos do diretor catalão Ventura Pons.

A "excepcional visão cinematográfica e espírito independente" de Pons serão reconhecidos na noite de abertura do festival, logo após a exibição de seu último filme, "Any de Gràcia", informou a organização do festival nesta segunda-feira.

"O festival é um veículo para romper as barreiras criadas e perpetuadas pelos estereótipos, convidando o público ao questionamento das ideias dominantes sobre a identidade latina", completou Vargas.