Topo

Diretor de Cannes exalta juventude e vitalidade dos cineastas latinos

Kristen Stewart aparece loira como Marylou em imagem de ""On The Road"" - Divulgação
Kristen Stewart aparece loira como Marylou em imagem de ''On The Road'' Imagem: Divulgação

19/04/2012 11h58

O diretor do Festival de Cannes, Thierry Frémaux, exaltou nesta quinta-feira (19) a "juventude e a vitalidade" dos cineastas latino-americanos, que neste ano estão presentes no certame com filmes do México, Argentina, Brasil e Colômbia.

"Vimos filmes interessantes do Chile, Uruguai e de outros países, mas era preciso manter certo equilíbrio", destacou a Agência Efe Frémaux.

O brasileiro Walter Salles e o mexicano Carlos Reygadas são os nomes mais visíveis nesta 65ª edição por seus longas-metragens "Na estrada" e "Post tenebras lux", respectivamente, estarem incluídos na seleção oficial.

No entanto, o também mexicano Michel Franco conseguiu colocar seu longa-metragem "Despues de Lucía" na seção Un Certain Regard, junto de "La Playa", do colombiano Juan Andrés Arango, e o filme coral "7 dias em la Habana", dirigida por Benicio del Toro, o espanhol Julio Medem e o argentino Pablo Trapero, entre outros.

Este último também está presente na mesma categoria, com o filme "Elefante Blanco", interpretado por Ricardo Darín.

Fora da competição ainda serão exibidos "A música segundo Tom Jobim", do brasileiro Nelson Pereira dos Santos, e a obra-prima do argentino Gonzalo Tobal, "Villegas", vencedora no ano passado do Primeiro Prêmio da Cinéfondation do Festival.

O principal responsável de Cannes destacou a grande quantidade de filmes latino-americanos que participam "não só nesta edição do festival, mas em todas" e que permitem "viajar para diferentes mundos" dentro do mesmo continente.