Topo

Javier Bardem atuará em filme baseado no romance de seu irmão

O ator espanhol Javier Bardem chega para a projeção de seu filme "Hijos de las Nubes, la Ultima Colonia" no Festival de Berlim 2012 (16/2/12) - Angelika Warmuth/EFE
O ator espanhol Javier Bardem chega para a projeção de seu filme "Hijos de las Nubes, la Ultima Colonia" no Festival de Berlim 2012 (16/2/12) Imagem: Angelika Warmuth/EFE

25/04/2012 11h14

Oito anos após "Mar Adentro", o ator Javier Bardem voltará a trabalhar com um diretor espanhol. O filme "Alacrán Enamorado", de Santiago Zannou, é baseado no romance do irmão do ator, Carlos Bardem. No longa, Bardem interpretará um ideólogo neonazista.

Em declarações à Agência Efe, Santiago Zannou, diretor de, entre outros, "O Truque do Manco", explica que o ganhador do Oscar por "Onde os Fracos Não Têm Vez" interpretará um papel secundário e que não será exatamente um vilão como no novo filme da saga de James Bond, dirigido por Sam Mendes.

"Em meu filme, ele será mais realista e não aparecerá como um vilão maléfico que deseja acabar com o mundo. É uma dessas pessoas que verdadeiramente dão medo por ter um tipo de ideologia que separa as pessoas, que provoca violência. Pelo bem de todos, é melhor eu não fazer comparações", explica o diretor.

Bardem não volta estritamente ao cinema espanhol, já que "Vicky Cristina Barcelona" e "Biutiful" foram produzidos e rodados na Espanha. Trata-se de seu reencontro com um diretor espanhol, algo que não acontecia desde "Mar Adentro", de Alejandro Amenábar.

A história de "Alacrán Enamorado" é como um Romeo e Julieta atualizado entre Alyssa, uma sedutora imigrante latino-americana que deixou uma rede de prostituição infantil para ganhar a vida limpando casas, e Julián, conhecido como "Escorpião" (Alacrán) em um grupo neonazista.

Segundo Álvaro Longoria, produtor do filme, o protagonista será interpretado por Álex González, enquanto Miguel Ángel Silvestre encarnará seu "amigo mau".

Carlos Bardem, autor da trama original, ambientou o filme no mundo do boxe através do personagem Carlomonte, um experiente treinador que será vivido pelo ex-boxeador Rude Hovic, enquanto Judith Diakhate aparece como a menina do filme.

Apesar de abordar o esporte na trama, "Alacrán Enamorado" não apresentara Javier Bardem em um ringue de boxe. "Não é um boxeador. O boxeador é Carlos, que praticando este esporte há 15 anos".

"O filme, assim como o livro, aborda a raiva que existe dentro das pessoas e, às vezes, possuem uma razão. Essa razão, infelizmente, se transforma em violência, mas também pode ser canalizada e transformada em energia para que as coisas mudem", explica Zannou, que começará a rodar o filme a partir do dia 7 de maio, em Madri.