Topo

Festival de Berlim 2013 terá seção dedicada ao cinema indígena

Dieter Kosslick, diretor do Festival de Berlim, diz em comunicado que edição de 2013 terá seção dedicada ao cinema indígena - EFE
Dieter Kosslick, diretor do Festival de Berlim, diz em comunicado que edição de 2013 terá seção dedicada ao cinema indígena Imagem: EFE

14/05/2012 12h54

O Festival Internacional de Cinema de Berlim dedicará uma seção especial ao cinema indígena em sua próxima edição, que será realizada entre os dias 7 e 17 de fevereiro de 2013, anunciou a organização nesta segunda-feira (14).

"Queremos tornar visível o significado do cinema indígena para a arte cinematográfica e, sobretudo, para os povos e tribos indígenas", declarou o diretor do festival, Dieter Kosslick, em comunicado, que também especificava que esta nova seção será chamada de "Native: uma viagem pelo cinema indígena".

Sem esconder sua satisfação pela iniciativa do Festival de Berlim, Kosslick espera que a seção "Native" possa mostrar seu grande potencial já no próximo festival.

O programa desta seção especial, dedicada às histórias dos povos indígenas de todo o mundo, incluirá filmes de ficção, documentários e curtas-metragens, todos fixos no conceito de criação cinematográfica indígena.

Desta forma, o "Haus der Berliner Festspiele", local onde o festival é realizado, acolherá a projeção dos filmes desta seção, que contará com curadoria de inúmeros especialistas de procedência indígena, assim como debates e outros eventos relacionados com esta temática.

Segundo a organização do festival, a seção "Native" permitirá que o público internacional se familiarize com os temas e com as formas de expressão do cinema indígena.

"O Festival de Berlim quer expressar sua estima pelo legado cinematográfico indígena e elogiar sua relevância artística, econômica e política além das fronteiras tribais e nacionais", ressalta o comunicado.