Topo

Filmes mudos de Hitchcock são restaurados para Olimpíada cultural de Londres

24/05/2012 12h47

A Filmoteca Britânica (BFI) restaurou nove filmes de cinema mudo do diretor Alfred Hitchcock que serão projetados em Londres dentro do programa cultural paralelo aos Jogos Olímpicos, informou nesta quinta-feira (24) a rede de televisão BBC.

Após três anos de trabalho, estas nove produções, pouco conhecidas pelos espectadores, serão exibidas em meio à retrospectiva "O gênio de Hitchcock" que ocorre de julho a setembro.

Entre os filmes restaurados estão "The Blackmail", "The Pleasure Garden", "The Ringue" e "The Lodge", filmados entre 1925 e 1929.

"Tentamos mostrá-las durante anos e sempre ficávamos frustrados pelas más condições em que se encontravam. Mas, exibi-las agora em Londres, que estará no centro das atenções de todo o mundo, é muito apropriado", disse Robin Baker, diretor do arquivo do BFI.

O processo de restauração começou com a procura pelos filmes sobreviventes destes nove títulos, alguns dos quais foram feitos com rolo de filme de nitrato, altamente inflamável.

Além disso, como nessa época foi modificada a montagem original, dependendo do país, os restauradores tiveram que investigar qual era a versão filmada por Hitchcock como forma de se manter fiel à obra do diretor.

Uma vez analisados, limpados e reparados, em alguns casos, cada fotograma foi capturado digitalmente por um scanner para ser restaurado e editado com um programa de computador.

Mesmo nos primeiros trabalhos do diretor, já se pode ver muitas características que transformaram Hitchcock no mago do suspense. "Hitchcock sabia o que queria fazer e como ia conseguir, desde o primeiro dia", destacou Baker.

A música, um dos aspectos mais característicos das obras deste diretor, foi a única parte desses filmes que não se pôde ser recuperada, pois as partituras originais foram perdidas.

No entanto, durante a projeção destes filmes, serão interpretadas ao vivo novas músicas compostas para a ocasião por músicos como Neil Brand e Soweto Kinch.

A retrospectiva "O gênio de Hitchcock" começará em 6 de julho com a projeção ao ar livre de "The Blackmail" no Museu Britânico, onde foi rodada originalmente.

Dentro deste ciclo serão exibidos 58 filmes do reconhecido diretor, entre eles "Psicose", "Rebecca" ou "Um Corpo que Cai".