Topo

Walter Salles quer começar a filmar em breve história original com Gael García Bernal

O diretor brasileiro Walter Salles na  apresentação do filme "Na Estrada" no Festival de Cannes 2012 (23/5/12) - AFP Photo/Alberto Pizzoli
O diretor brasileiro Walter Salles na apresentação do filme "Na Estrada" no Festival de Cannes 2012 (23/5/12) Imagem: AFP Photo/Alberto Pizzoli

Da EFE, em Cannes

25/05/2012 16h24

O diretor brasileiro Walter Salles prepara um novo projeto com o ator mexicano Gael García Bernal. Eles, que gravaram juntos "Diários de Motocicleta" (2004), pretendem colocar em prática um filme no qual já trabalham há anos, disse Salles durante entrevista no Festival de Cannes 2012, em que apresentou seu filme mais recente, "Na Estrada".

"Temos um projeto em desenvolvimento há vários anos e que está quase pronto para começar. É uma história original. Espero que em breve possamos colocá-lo em andamento", afirmou Salles, que se declarou como um fã do ator Gael.

  • Divulgação

    Gael García Bernal em cena do filme "No", exibido em mostra paralela ao Festival de Cannes


Sallesconheceu Bernal na filmagem de "Diários de Motocicleta", road-movie que acompanha a viagem que o jovem Che Guevara fez pela América Latina, um filme que definiu como decisivo em sua carreira de diretor.

"Nos transformamos em uma família", explicou Salles. O brasileiro disse que mantém contato com todos, especialmente com o ator mexicano que, de acordo com ele, se transformou em um de seus amigos mais próximos. "Eu admiro sua inteligência e sensibilidade. É uma das pessoas mais afetuosas que conheci", destacou.

Sobre "Diários de Motocicleta", Salles disse que o filme foi apresentado a ele depois de outros cinco ou seis diretores rejeitarem rodá-lo. No entanto, destacou que da mesma forma já ofereceram filmes que ele rejeitou. "Foram feitos por outros diretores, provavelmente de uma forma muito diferente da qual eu teria feito, e, na maioria dos casos, melhor do que eu, porque se não o fiz é porque não me sentia a pessoa adequada".

Mas, o diretor brasileiro sentiu que podia adaptar o livro de Jack Kerouac "Na Estrada", para o cinema. O filme, apresentado na última quarta-feira (23) na competição oficial de Cannes, conta a história de uma viagem.

Salles destacou que não é por acaso que muitos de seus filmes são sobre viagens na estrada. "Quando posso, evito avião e trem, e dirijo carros ou motos", disse. O brasileiro ressaltou que gosta de se afastar o máximo possível de seu ponto de partida, porque, "quanto mais longe está de onde vens, melhor é para entender quem é e quem se quer ser".