Topo

Festival de cinema brasileiro em Nova York tem favelas como tema

Cena do documentário "As Canções", de Eduardo Coutinho, que será exibido no festival nos EUA - Divulgação
Cena do documentário "As Canções", de Eduardo Coutinho, que será exibido no festival nos EUA Imagem: Divulgação

12/07/2012 21h38

O festival de cinema Premiere Brazil! acontece a partir desta quinta-feira (12) em Nova York, com 14 longas de diretores brasileiros veteranos, como Eduardo Coutinho e Beto Brant, e produções de novos talentos. Na mostra, a vida na favela será o principal fio condutor das histórias.

Quatro filmes inéditos nos Estados Unidos serão revelados durante o evento, que também contará com duas estreias internacionais. O festival vai ser realizado no Museu de Arte Moderna (Moma) de Nova York, que mantém parceria com o Festival Internacional do Rio.

Um dos temas mais abordados no evento de 2012 será a vida nas favelas, captada pelos diretores Cacau Amaral e Rodrigo Felha, além de outros cinco diretores, em "5x Favela: Agora Por Nós Mesmos", compilação de cinco curtas de ficção sobre o cotidiano nos morros cariocas.

Wagner Novais, Rodrigo Felha, Luciano Vidigal e Cadu Barcellos voltaram o olhar ao mesmo palco no documentário "5x Pacificação", em que abordam as controvérsias políticas e sociais das comunidades.

A favela também será tema de uma mesa-redonda na qual participarão, além desses diretores, o cineasta Cacá Diegues e o secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame.

  • Divulgação

    Camila Pitanga é destaque no terceiro filme de Brant, que será exibido no festival norte-americano

Famosos e novatos
O Premiere Brazil!, que vai até 24 de julho, foi inaugurado com o longa "À Beira do Caminho", de Breno Silveira, que narra a história de um caminhoneiro solitário. Ao tentar esquecer um passado doloroso, o protagonista viaja sem rumo e acaba se encontrando com um menino cheio de fé à procura do pai que nunca conheceu.

Outro destaque é "As Canções", documentário de Eduardo Coutinho, diretor homenageado com retrospectiva no mesmo festival em 2009. A nova obra explora o significado mais íntimo das canções na vida das pessoas.

Já Brant vai apresentar sua terceira produção, "Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios", drama que se passa em um cenário amazônico de tintas sensuais, enquanto Selton Mello, depois de estrear seu primeiro filme na edição de 2009, retorna ao festival com a tragicomédia "O Palhaço".

Novos talentos também estarão presentes, como Priscila Claudia, com seu documentário "Olhe Pra Mim de Novo", em que acompanha a mudança de sexo de uma mulher para homem, e Vinícius Coimbra, com "A Hora e a Vez de Augusto Matraga", sobre redenção e vingança.