Topo

Festival do Rio abre suas portas para exibir 400 filmes de 60 países

"Pieta", de Kim Ki-Duk - Divulgação
"Pieta", de Kim Ki-Duk Imagem: Divulgação

27/09/2012 08h09

Os últimos filmes de Fernando Trueba, Ben Affleck e Kim Ki-Duk estarão presentes na 14ª edição do Festival de Cinema do Rio de Janeiro que abre suas portas nesta quarta-feira com a exibição de 400 filmes de mais de 60 países.

O filme que inaugura o festival é a produção brasileira "Gonzaga - De pai para filho", de Breno Silveira, sobre a vida do cantor e compositor Luiz Gonzaga.

Os cinéfilos que estiverem no Rio de Janeiro durante estes dias poderão ver filmes como "El artista y la modelo ", de Trueba; "Moonrise Kingdom", de Wes Anderson; "Pietá", de Kim Ki-Duk, e "Cesare deve Morire", dos irmãos Paolo e Vittorio Taviani.

Junto deles estarão "Argo", dirigida por Ben Affleck; "Magic Mike", de Steven Soderbergh e ambientada nos clubes de striptease masculinos; "Días de Pesca", o último do argentino Carlos Sorín, e "Bad 25", o documentário sobre Michael Jackson dirigido por Spike Lee.

Além da programação internacional, serão exibidos 74 filmes brasileiros, entre curtas e longas-metragens em 30 salas de cinema da cidade.

Confirmaram sua presença no festival o ator Jeremy Irons e os diretores Fernando Trueba, Roland Joffé - que apresentará "There Be Dragons" - e o português João Pedro Rodrigues, que será homenageado com uma mostra.

Além de Rodrigues, também receberão homenagens seu compatriota Manoel de Oliveira, o mestre do terror John Carpenter e Alberto Cavalcanti, cada um com sua respectiva mostra.

Além destas, haverá mostras dedicadas ao cinema de terror, gay e ambiental, como já ocorreram em edições anteriores, assim como uma nova dedicada ao surfe, com filmes clássicos e inéditos sobre o esporte, e duas dedicadas ao cinema português e britânico.

Dentro deste último ciclo, será exibida na praia de Copacabana uma cópia restaurada do curta "The Pleasure Garden", de Alfred Hitchcock, com trilha sonora composta especialmente para a ocasião por Daniel Cohen e interpretada ao vivo pela Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, cuja regência ficará a cargo do britânico Christopher Austin.

Também na praia será exibido "007 Contra o Satânico Dr. No", o primeiro filme da série de James Bond.

O festival será complementado com atividades como oficinas e seminários que vão abordar diversas fases da produção cinematográfica, assim como um espaço dedicado aos negócios entre produtores brasileiros e internacionais.

O presidente da empresa municipal RioFilme, Sergio Sá Leitão, pretende que o festival situe o Rio de Janeiro "como a porta de entrada do cinema para o mercado brasileiro e latino-americano".