Topo

Diretor de "Indomável Sonhadora" diz não se sentir parte da indústria

Atriz Quvenzhané Wallis em cena de "Indomável Sonhadora" - Divulgação
Atriz Quvenzhané Wallis em cena de "Indomável Sonhadora" Imagem: Divulgação

03/10/2012 22h17

O diretor de "Indomável sonhadora", Benh Zeitlin, disse nesta quarta-feira (3) que não se sente parte da indústria cinematográfica de Hollywood e que prefere rodar seus filmes na Louisiana (Estados Unidos), onde sua obra é ambientada.

Zeitlin fez estas declarações a um grupo de jornalistas no Festival de Cinema do Rio de Janeiro, no qual apresentou seu primeiro longa-metragem, uma história que foi premiada em Sundance (EUA) e Cannes (França).

"Indomável Sonhadora" conta a história de uma menina de seis anos que vive com seu pai no delta de um rio da Louisiana e que enquanto se empenha em buscar sua mãe vê como uma tempestade destrói o lugar onde vive, o que a obriga a lutar por sua sobrevivência.

O diretor afirmou que o que gosta da Louisiana são suas singularidades em relação ao resto do país, como a comida, a música e inclusive o sotaque de seus habitantes.

"É diferente do resto dos Estados Unidos", afirmou.

Por essas razões não lhe atrai a ideia de filmar em Hollywood, já que afirmou não se sentir "parte da indústria", por ser um "forasteiro".

Zeitlin explicou que o filme homenageia os "espaços independentes", pretende mostrar a cultura da Louisiana e falar sobre aquelas pessoas que se tornaram "heróis".

O cineasta contou que suas referências cinematográficas são o cinema de tom realista do britânico Mike Leigh e o do bósnio Emir Kusturica.

Sobre a menina protagonista, Quvenzhané Wallis, disse que era uma "verdadeira atriz" (é seu primeiro papel no cinema) e que merecia ser indicada ao Oscar porque está "assombrosa" no filme.