Topo

Javier Bardem ganha estrela na calçada da fama de Hollywood

O ator Javier Bardem posa ao lado de sua estrela na calçada da fama de Hollywood (8/11/12) - EFE/PAUL BUCK
O ator Javier Bardem posa ao lado de sua estrela na calçada da fama de Hollywood (8/11/12) Imagem: EFE/PAUL BUCK

Do UOL, em São Paulo*

08/11/2012 21h04

O ator espanhol Javier Bardem recebeu nesta quinta (8), uma estrela na calçada da fama de Hollywood. De acordo com a Câmara de Comércio de Hollywood, entidade que concede os reconhecimentos, o nome de Javier Bardem ficará imortalizado no solo da conhecida avenida Hollywood Boulevard.

A estrela de Bardem, número 2.484, fica em frente ao cinema El Capitan, onde sua mulher, a atriz Penélope Cruz, gravou suas mãos há um ano e meio. No 1º de abril de 2011, Cruz conseguiu sua estrela no Hall da Fama, a de número 2.436, quando estava acompanhada por Bardem e por Johnny Depp, seu companheiro no último filme da saga "Piratas do Caribe". 

O evento ocorre um dia antes da estreia de "007: Operação Skyfall" nos EUA, em que o ator interpreta o inimigo de James Bond. Cruz estava participando de um programa de TV italiano não pôde comparecer ao evento. Por isso, Bardem foi acompanhado pelas duas Bond Girls do longa, Naomie Harris e Berenice Marlohe. 

"É uma coincidência pelos anos que se passaram que as duas estrelas estejam juntas. É uma preciosa coincidência, é muito bonita. É uma honra o fato de ter recebido esta homenagem e a aceito com gratidão", afirmou à Agência Efe o vencedor de um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por "Onde os Fracos Não Têm Vez".

A chuva que ameaçava estragar a festa do espanhol não aconteceu em um dia que foi proclamado como "O dia de Javier Bardem em Hollywood" por Leron Gubler, presidente da Câmara de Comércio de Hollywood, entidade que concede as estrelas.

"O dia de Javier Bardem... Isso é estupendo! E em que consiste? Todo o mundo tem que caminhar com o nariz quebrado pela Hollywood Boulevard?", brincou o ator, que dedicou a estrela a sua família e amigos, assim como a seus companheiros de profissão na Espanha.

Bardem recordou "especialmente" do diretor Bigas Luna, que lhe deu a oportunidade de seu primeiro papel protagonista no cinema em "Jamón, Jamón" e de Julian Schnabel, primeira cineasta que confiou a ele um personagem em um filme de língua inglesa ("Antes do Anoitecer").

Antes do discurso de Bardem, Sam Mendes contou aos curiosos que abarrotaram a rua como o espanhol inventou a caracterização de seu personagem em "Skyfall" e louvou sua qualidade artística. "É o (Marlon) Brando de nossa geração", comentou Mendes.

*com informações da EFE.