Topo

Filme "La Demora", de Rodrigo Plá, é o vencedor do Festival 4+1

Em "La Demora", o diretor mexicano Rodrigo Plá adota as essências do cinema típico de Montevidéu/Uruguai. Na história, o pai, com Alzheimer, lida com uma mulher incapaz de aguentar o peso da própria vida. - Divulgação
Em "La Demora", o diretor mexicano Rodrigo Plá adota as essências do cinema típico de Montevidéu/Uruguai. Na história, o pai, com Alzheimer, lida com uma mulher incapaz de aguentar o peso da própria vida. Imagem: Divulgação

26/11/2012 13h51

O filme uruguaio "La Demora", de Rodrigo Plá, foi eleito pelo público como o melhor do Festival 4+1, organizado pela Fundação Mapfre simultaneamente em Madri, Bogotá, Cidade do México, Buenos Aires e Rio de Janeiro, que foi sede pela primeira vez, informou nesta segunda-feira a organização da mostra.

Selecionada para representar o Uruguai na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira dos Prêmios Oscar, o novo longa de Plá acabou levando o prêmio de US$ 25,9 mil, além da estatueta criada pelo escultor Alfredo García Revuelta.

O filme narra a história de uma jovem, interpretada pela atriz uruguaia Roxana Blanco, que abandona seu pai doente em um parque diante da impossibilidade de sustentá-lo economicamente.

Após cinco dias de programação, o público pôde escolher seu filme favorito entre os 14 filmes selecionados, que incluíam nomes reconhecidos, como Abel Ferrara e Frederick Wiseman, e outros destaques no panorama internacional independente, como Marie Losier e Mohammad Rasoulof.

Todos os filmes que foram exibidos no festival também poderão ser vistos online até o próximo dia 30 de novembro através do portal espanhol Filmin (www.filmin.es).