Topo

Brasileiro "O Som ao Redor" recebe três indicações ao Prêmio Cinema Tropical

Cena do filme "O Som Ao Redor" - Divulgação/Cinemascópio
Cena do filme "O Som Ao Redor" Imagem: Divulgação/Cinemascópio

Nova York

12/12/2012 18h55

O filme brasileiro "O som ao redor" lidera com três indicações, ao lado do argentino "O estudante", a lista de 16 filmes latinos que irão concorrer na terceira edição do Prêmio Cinema Tropical, que será entregue em Nova York no dia 15 de janeiro de 2013, segundo informou a organização nesta quarta (12).

Os 16 filmes indicados, procedentes do México, Argentina, Chile, Equador e Brasil, concorrem nas categorias de Melhor Filme de Ficção, Melhor Documentário, Melhor Diretor de Ficção, Melhor Diretor de Documentário e Melhor Estreia.

Concorrem ao prêmio de Melhor Filme de Ficção os longas brasileiros "Heleno", de José Henrique Fonseca, e "O som ao redor", de Kléber Mendonça Filho, o argentino "O estudante", de Santiago Mitre, o mexicano "Os últimos Cristeiros", de Matías Meyer, e o chileno "Verão", de José Luis Torres.

Trailer do filme "O Som ao Redor"

Por outro lado, na seção documentário concorrem os mexicanos "Calor", de José Álvarez, e "Cuates de Australia", de Everardo González, o equatoriano "Com o meu Coração em Yambo", de María Fernanda Restrepo, o brasileiro "Olhe para mim de novo", de Claudia Priscilla e Kiko Goifman, e o chileno "O salva-vidas", de Maite Alberdi.

Tanto "O estudante" como "O som ao redor" concorrem também nas categorias de Melhor Diretor de Ficção e de Melhor Estreia, por isso que acumulam três indicações e se tornam os principais filmes que concorrem aos prêmios.

"Este foi outro ano excelente para o cinema latino-americano e o fato de que vários filmes indicados sejam os primeiros de alguns diretores, é um testemunho do grande talento cinematográfico que está surgindo na América Latina", destacou o co-fundador e diretor do Prêmio Cinema Tropical, Carlos Gutiérrez.

Os ganhadores desta terceira edição, que inclui filmes estreados entre abril de 2011 e março de 2012, serão anunciados em 15 de janeiro, em cerimônia que acontecerá na sede do jornal "The New York Times".

Cinema Tropical, fundado em Nova York em 2001, é o principal distribuidor e programador de cinema latino-americano nos Estados Unidos, país que teve sucessos de bilheteria com os filmes "Amores Brutos", de Alejandro González Iñarritu, e "E sua mamãe também", de Alfonso Cuarón.