Topo

"O Palhaço" fica de fora da disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro

Pôster da campanha do filme "O Palhaço" para concorrer ao Oscar - Divulgação/Bananeira Filmes
Pôster da campanha do filme "O Palhaço" para concorrer ao Oscar Imagem: Divulgação/Bananeira Filmes

21/12/2012 15h34

O filme brasileiro "O Palhaço", dirigido e estrelado por Selton Mello, ficou de fora da corrida pelo Oscar de melhor filme estrangeiro, uma disputa que destaca o francês "Intocáveis", de Olivier Nakache e Eric Toledano, e o chileno "Não", de Pablo Larraín, o único latino-americano entre os nove longas pré-selecionados, informou nesta sexta (21) a Academia de Hollywood. 

Outro filme que chega à disputa do Oscar de melhor filme estrangeiro com status de favorito é "Amour", do austríaco Michael Haneke, que foi o vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes neste ano. A lista com os cinco finalistas será anunciada somente no próximo dia 10 de janeiro.

O dinamarquês "O Amante da Rainha", de Nikolaj Arcel; o romeno "Beyond the Hills", de Cristian Muncgiu; o canadense "War Witch" (Rebelle), de Kim Nguyen; o islandês "The Deep", de Baltasar Kormákur; o norueguês "Kon-Tiki", de Joachim Ronning e Espen Sandberg, e o suíço "Sister", de Ursula Meier, completam a lista dos pré-selecionados.

Além de "O Palhaço", outros longas de destaque também ficaram de fora da corrida pelo Oscar de melhor filme estrangeiro, como o argentino "Infância Clandestina", de Benjamin Ávila, e o espanhol "Blancanieves", de Pablo Berger.

O Oscar terá apresentação de Seth McFarlane e entregará as estatuetas na noite do dia 23 de fevereiro. 

Veja lista com os estrangeiros selecionados pela Academia:

- "Amor" (Áustria)
- "No" (Chile)
- "A Feiticeira da Guerra" (Canadá)
- "O Amante da Rainha" (Dinamarca)
- "Intocáveis" (França)
- "The Deep" (Islândia)
- "Kon-Tiki" (Noruega)
- "Além das Montanhas" (Romênia)
- "Sister" (Suiça)

Ainda que sem a indicação ao maior prêmio americano, "O Palhaço" teve destaque no exterior em diversos festivais de cinema. O longa foi escolhido como Melhor Longa de Ficção do Festival Brapeq na China tanto pelo júri da premiação como pelo voto popular. Já o ator e diretor Selton Mello também venceu nas categorias Melhor Ator e Melhor Direção. O filme faturou outras sete categorias: Melhor Trilha Original, Figurino, Maquiagem, Direção de Arte, Direção de Fotografia e Montagem e Melhor Ator Coadjuvante, destinado ao ator Paulo José. O longa também foi escolhido como o melhor filme da Mostra de Cinema Brasileiro em Moscou

O filme também recebeu prêmios de Melhor Fotografia, na premiação americana Tiburon International Film Festival e teve Selton Mello indicado como Diretor Revelação no Tiburon International Film Festival.

Premiado no Festival de Paulínia – com os troféus de melhor diretor, roteiro, figurino e ator coadjuvante (Moacyr Franco) - o filme que conta a história de dois palhaços, pai (Paulo José) e filho (Selton) também representou o Brasil no Festival de Chicago e venceu 12 das 13 categorias às quais foi indicado no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

TRAILER DO FILME "O PALHAÇO"