Topo

Adaptação de "Os Miseráveis" chega ao cinema com Hugh Jackman e Russel Crowe

Hugh Jackman e Russell Crowe em cena de "Os Miseráveis", de Tom Hooper - Divulgação
Hugh Jackman e Russell Crowe em cena de "Os Miseráveis", de Tom Hooper Imagem: Divulgação

Alicia García de Francisco

26/12/2012 08h34

Primeiro foi o romance de Victor Hugo, depois o musical para o teatro que já foi visto em todo o mundo por mais de 60 milhões de pessoas e, agora, a versão cinematográfica da obra, protagonizada por Hugh Jackman, Russel Crowe e Anne Hathaway.

Dirigida pelo britânico Tom Hooper, de "O Discurso do Rei", estes atores forneceram seu talento e suas vozes para levar para a telona a versão musical de "Os Miseráveis", um projeto que vem gerando enorme expectativa.

Quando o escritor francês Victor Hugo escreveu este livro, provavelmente não poderia imaginar que 150 anos depois sua história seria uma das mais populares e conhecidas do mundo.

Em 1862, o autor publicou o romance que se tornaria rapidamente em um clássico, com personagens que encarnavam o bem, o mal, a redenção e a luta pela liberdade, em um momento agitado e em transformação da história da França.

Os nomes de Fantine, Jean Valjean, Javert, Cosette e Marius passaram a fazer parte da galeria de personagens mais conhecidos da história da literatura universal, principalmente na França, lugar de origem do escritor e onde se desenrola a história.

Livro obrigatório nas escolas francesas, em 1980 estreou o musical de "Os Miseráveis", com música de Claude-Michel Schonberg e letras de Alain Boublil e Jean-Marc Natel. O espetáculo teatral, no entanto, ficou apenas três meses em cartaz em Paris.

Mas o produtor Cameron MacKintosh acreditava no projeto e encomendou uma versão inglesa do musical, que demorou dois anos para ficar pronta. Após apenas duas semanas de ensaio, ela foi apresentada pela primeira vez em 8 de outubro de 1985, em Londres, no teatro Barbican.

Desde então, a obra se tornou um fenômeno e é representada em Londres de forma ininterrupta. Além disso, já foram feitas versões da obra para 42 países, em 21 idiomas, que atraíram mais de 60 milhões de espectadores.


E quando parecia que esta história épica e romântica não podia ir além, surgiu a mais recente versão cinematográfica para provar o contrário.

O livro de Victor Hugo, no entanto, já foi adaptado para o cinema em ocasiões anteriores. As primeiras adaptações remontam ao cinema mudo: em 1897, foi feita uma versão dos irmãos Lumière de "Os Miseráveis. Em 1907, uma parte da história se tornou filme pelas mãos de Alice Guy Blanché. Em 1913, o francês Albert Capellani dividiu a obra em quatro capítulos, dedicados a Jean Valjean, Fantine, Cosette e Marius.

Desde então, foram feitos muitos outros filmes da obra, com pouco ou muito sucesso. Um dos maiores destaques foi a versão de Jean-Paul Le Chanois, de 1958, com Jean Gabin como Jean Valjean.

Este papel também foi interpretado por Gérard Depardieu, embora em seu caso para uma bem-sucedida minissérie televisiva na qual John Malkovich encarnou o malvado Javert, Charlotte Gainsbourg a sacrificada Fantine e Virginie Ledoyen a doce Cosette.

Muitas versões para um mesmo texto, mas sem a música que impactou o público com canções como "On My Own", "I Dreamed a Dream", "At the End of the Day" ou "Do You Hear the People Sing?".

Músicas que desde a estreia do musical foram cantadas por vozes privilegiadas como Aretha Franklin, Neil Diamond, Elaine Paige e Petula Clark.

E que no caso de "I Dreamed a Dream" serviu para tornar conhecida Susan Boyle no concurso britânico "Britain's Got Talent", no qual ela assombrou os ouvintes e cujo vídeo foi visto mais de 85 milhões de vezes.

Uma canção interpretada agora, também magistralmente, por Anne Hathaway, que dá vida a Fantine na adaptação cinematográfica do musical, que estreia em vários países do mundo neste final do ano.

A atriz perdeu mais de 12 quilos para interpretar a decadência de Fantine depois que ela é despedida de uma fábrica e precisa se prostituir para sobreviver e alimentar sua filha Cosette (Amanda Seyfried).

Hugh Jakcman, com experiência musical anterior, é o protagonista do filme, como Valjean. Já Javert é interpretado por Russel Crowe, talvez a voz menos destacada do filme, mas com uma grande presença e talento.

Com canções interpretadas ao vivo para dar mais intensidade ao filme, cenário que lembra a versão teatral e vestuário do espanhol Paco Delgado, Hooper construiu um sonho para os amantes de "Os Miseráveis", capaz de conquistar público e prêmios.