Topo

Cinema em 2013 terá estreias aguardadas e retorno de Almodóvar

O ator Henry Cavill no papel de Super-Homem no filme "Homem de Aço", previsto para ser lançado em meados de 2013 em todo o mundo - Divulgação
O ator Henry Cavill no papel de Super-Homem no filme "Homem de Aço", previsto para ser lançado em meados de 2013 em todo o mundo Imagem: Divulgação

10/01/2013 13h40

O retorno de um dos personagens mais populares do cinema, um Superman rejuvenescido, marcará o ano cinematográfico, quando também serão lançados filmes como "Jogos Vorazes" , "O Hobbit" e também os trabalhos de Juan José Campanella, Guillermo del Toro e Pedro Almodóvar.

O filme mais esperado deve chegar no meio do ano sob direção de Zack Snyder. "O Homem de Aço" é o retorno às telas do maior super-herói da DC Comics, Superman, que foi completamente renovado e modernizado, e tem no elenco Henry Cavill, Russel Crowe, Amy Adams, Diane Lane, Michael Shannon e Kevin Costner.

Além disso, está prevista a estreia da segunda parte da trilogia de "O Hobbit", de Peter Jackson, embora o filme só deva entrar em cartaz em dezembro. Um mês antes, será a vez do lançamento de "Thor: O Mundo Sombrio", o segundo filme de outro super-herói, com Chris Hemsworth e Natalie Portman.

Entre maio e agosto, está prevista a estreia do novo filme de "Wolverine", personagem que é vivido por Hugh Jackman, e também da segunda parte da saga de "Star Trek: Além da Escuridão".

Um pouco antes deverão chegar às telas a segunda parte de "Jogos Vorazes", o terceiro "Homem de Ferro" --com Robert Downey Jr., Gwyneth Paltrow, Guy Pearce e Ben Kingsley--, e também a terceira saga de "Se Beber, Não Case 3", que volta a seu lugar de origem, Las Vegas, com passagens por Tijuana, no México.


Mas o cinema norte-americano não vive apenas de grandes produções: 2013 será o ano do retorno do mexicano Guillermo del Toro na direção em cinco anos após "Hellboy 2 - O Exército Dourado" e depois de deixar o projeto "O Hobbit" em 2010, assumido por Peter Jackson.

"Círculo de Fogo" é uma história de ficção científica ambientada em um futuro imediato quando uma ameaça alienígena paira sobre a Terra e que é protagonizada por Idris Elba, Charlie Hunnam e Rinko Kikuchi.

Quem também retorna à direção de cinema é o argentino Juan José Campanella, que tinha centrado seus trabalhos em televisão desde que ganhou o Oscar pelo filme "O Segredo de Seus Olhos" (2009).

Ele volta com um filme de animação, "Totó", realizado em formato 3D e que centra a história em Amadeo, um menino tímido que deve enfrentar seu rival mais terrível sobre um campo de futebol: O Craque. É uma adaptação do conto de Roberto Fontanarrosa, "Memorias de um Wing Derecho".

  • Diretor Pedro Almodóvar (dir.) e o ator Javier Cámara em foto dos bastidores do filme "Los Amantes Pasajeros" (2012)

Outro filme que chegará às telas é o espanhol "Os Amantes Passageiros", uma comédia desenvolvida por Pedro Almodóvar que conta no elenco com Javier Cámara, Lola Donas, Cecilia Roth, Blanca Suárez, Antonio da Torre, Hugo Silva e Miguel Ángel Silvestre, e com participações de Antonio Banderas e Penélope Cruz.

E também haverá espaço em 2013 para adaptações literárias, como "O Grande Gatsby", no qual Leonardo Di Caprio e Carey Mulligan tomam o bastão de Robert Redford e Mia Farrow; "Anne Karenina", com Keira Knightley interpretando um dos personagens mais importantes da literatura do século 19, e "Grandes Esperanças", uma nova adaptação do clássico de Dickens.

Também chegará a história da vida de Abraham "Lincoln", dirigido por Steven Spielberg e que cheira Oscar para seu protagonista, Daniel Day-Lewis.

Infantil
Em 2013 também não pode faltar lançamentos do cinema infantil, que a cada ano surpreende por seu frescor e o elevado nível de suas produções.

Sam Raimi exibe uma versão humanizada de O Mágico de Oz, com "Oz: Mágico e Poderoso", uma história que promete aventuras mágicas, protagonizadas por James Franco, Mila Kunis, Michelle Williams e Rachel Weisz.

Ou "Epic", a nova animação de Chris Wedge, com desenhos gerados por computadores que não têm nada a invejar a técnica usada por James Cameron em "Avatar".

A segunda saga dos "Smurfs" se juntará às grandes estreias previstas para 2013, no que também marca grandes incógnitas com filmes que pouco se sabe, como "Guerra Mundial Z", de Marc Fostes, com Brad Pitt, ou "Elysium", de Neil Blomkamp, com Matt Damon e Jodie Foster.