Topo

"Amor", "Adeus, Minha Rainha" e "Camille Redouble" lideram indicações ao César

Cena do filme "Amor", de Michael Haneke, indicado ao Oscar de melhor filme e melhor longa estrangeiro. A produção foi a vencedora do prêmio de melhor filme estrangeiro na edição de 2013 do Globo de Ouro - Divulgação / Imovision
Cena do filme "Amor", de Michael Haneke, indicado ao Oscar de melhor filme e melhor longa estrangeiro. A produção foi a vencedora do prêmio de melhor filme estrangeiro na edição de 2013 do Globo de Ouro Imagem: Divulgação / Imovision

25/01/2013 14h34

Os filmes "Camille Redouble", de Noémi Lvovsky, "Amor", de Michael Haneke, e "Adeus, Minha Rainha", de Benoit Jacquot, monopolizam as indicações de 2013 para o Prêmio César de cinema francês, que será entregue no dia 22 de fevereiro, em Paris.

O favorito por número de indicações, 13 no total, é o filme de Noémi que fala sobre segundas oportunidades e voltas ao passado.

"Camille Redouble" concorre nas categorias de melhor filme, melhor diretora, melhor atriz, melhor atriz revelação, melhor figurino, melhor montagem, melhor trilha sonora e melhor roteiro, entre outras, se destacando frente a filmes que tiveram mais divulgação em nível internacional.

Entre eles, o franco-austríaco "Amor", Palma de Ouro em Cannes, que obteve dez candidaturas, assim como "Adeus, Minha Rainha", ambos em disputa pelos prêmios de melhor filme, melhor diretor e melhor atriz (Emanuelle Riva e Léa Sydoux, respectivamente).

O mestre de cerimônias encarregado de revelar os ganhadores será novamente o polifacético Antoine de Caunes, de acordo com a Academia, que teve escolher os melhores entre um total de 594 filmes.

Os Prêmios César parecem apontar também "Ferrugem e Osso" e "Holy Motors", ambos com nove indicações, entre eles o de melhor filme, como grandes concorrentes.

Com esse primeiro filme, a vencedora do Oscar Marion Cotillard concorre ao prêmio de melhor atriz, assim como as atrizes Catherine Frot ("Os Sabores do Palácio"), Corinne Masiero ("Louise Wimmer") e Hélène Vincent ("Quelques Heures de Printemps").

Entre os sete atores que concorrem ao prêmio estão Vincent Lindon ("Quelques Heures de Printemps"), Jean-Louis Trintignant ("Amor), Patrick Bruel ("Qual o Nome do Bebê?"), Denis Lavant ("Holy Motors"), Fabrice Luchini ("Dentro da Casa"), Jérémie Renier ("Cloclo") e Jean-Pierre Bacri ("Cherchez Hortense").

O teatro de Châtelet servirá novamente de palco para a premiação do próximo dia 22 de fevereiro, e a rede "Canal+" transmitirá a 38ª cerimônia, que no ano passado teve como protagonistas "O Artista", de Michel Hazanavicius, com seis prêmios.

"Dentro da Casa", foi agraciado com sete indicações, enquanto o filme "Populaire", com o conhecido ator Romain Duris como protagonista, concorrerá em cinco categorias, as mesmas que "Cloclo" e "Qual o Nome do Bebê?".

Entre os indicados para o prêmio de melhor filme estrangeiro, estão "Argo", dirigido por Ben Affleck; "Royal Affair", do dinamarquês Nikolaj Arcel; "A Parte dos Anjos", do britânico Ken Loach, e "Oslo, 31 de agosto", do norueguês Joachim Trier.

Completam a lista "Perder a Razão", do belga Joachim Lafosse; "Laurence Anyways", do canadense Xavier Dolan, e "Bullhead", do também belga Michael R. Roskam.

Os organizadores lembram que 4.199 pessoas exercem o direito de voto.