Topo

Filme "Hitchcock" é, na verdade, uma história sobre Alma Reville, a mulher do diretor

Helen Mirren e Anthony Hopkins em cena do filme "Hitchcock", de Sacha Gervasi - Divulgação
Helen Mirren e Anthony Hopkins em cena do filme "Hitchcock", de Sacha Gervasi Imagem: Divulgação

Alicia García de Francisco

31/01/2013 12h14

"Hitchcock", o filme, não é uma biografia do genial diretor. É um episódio de sua vida, importante, sim, mas não chega a ser um elogio às virtudes de Hitch, e sim às de sua mulher, a roteirista Alma Reville, e às de Helen Mirren, que a interpreta - mais que às de Anthony Hopkins.

Se a ideia era dar protagonismo a Alfred Hitchcock, - e a julgar pelo título, era essa a intenção - a produção teve efeito contrário ao que esperava o diretor Sacha Gervasi.

A excessiva caracterização de Anthony Hopkins como Hitchcock foi mais um empecilho que um benefício para o ator galês, cuja interpretação ficou muito condicionada pelo aspecto físico característico do diretor de "Psicose".

Sua voz impostada e a sensação que sempre se vê o ator acima do personagem fazem com que seja ainda mais evidente a sutileza da interpretação de Helen Mirren em seu papel de esposa à sombra - mas não abnegada, do grande diretor.

Alma Reville é sem dúvida a revelação do filme. Tanto pelo pouco que se sabe de sua pessoa como pela força de uma personalidade que, apesar de tudo, soube entender melhor que ninguém a grandeza e as fragilidades de Hitchcock.

O filme se concentra em um episódio central da vida profissional do diretor: seu empenho pessoal em levar ao cinema a história de "Psicose", um projeto em que ninguém parecia apostar na Hollywood de 1960.

Ninguém exceto Hitch e sua fiel escudeira, Alma, responsável por escrever e reescrever a maioria dos roteiros de seus filmes.

O filme não deixou de fora nenhum aspecto, abordando o prazer de Hitchcock pela comida, sua adoração por loiras de aspecto frio, a obsessão pelos detalhes, seu egocentrismo, seu gênio difícil e a dependência a sua mulher.



Scarlett Johansson interpreta Janet Leigh, a protagonista de "Psicose", e personifica todas as loiras que obcecavam o cineasta - de Tippi Hedren a Grace Kelly, passando por Kim Novak.

Mas além dos tópicos, o filme mostra o diretor pelos olhos de Alma, uma mulher equilibrada, inteligente, forte e que amava e respeitava profundamente o marido.

É esse personagem, de Helen Mirren, que prende o espectador e protagoniza os melhores momentos do filme que chega em março aos cinemas brasileiros, mas que não correspondeu em sua estreia nos Estados Unidos às expectativas que havia gerado.